11/10/2018 - Palestra alerta para prevenção do câncer de mama



Atividade realizada nesta terça-feira, 9 de outubro, integra ações do Outubro Rosa no HGG

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG promoveu nesta terça-feira, 9 de outubro, a palestra A importância da prevenção do câncer de mama. Usuários do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) puderam tirar dúvidas com o médico residente em mastologia, Gustavo Queiroz.

O médico ressaltou que a realização da mamografia é uma das principais formas de prevenção e que toda mulher a partir de 40 anos deve fazer o exame pelo menos uma vez ao ano. Para fazer a mamografia, bastar ir a uma unidade de saúde e solicitar ao médico o pedido de exame. "Se houver qualquer alteração, o médico da unidade básica vai conseguir encaminhar a paciente para um mastologista poder avaliar detalhadamente o exame", explicou.

Evitar a obesidade também é uma forma de prevenção de câncer de mama. Conforme explicou Gustavo, estudos apontam que pacientes com excesso de gordura corporal tem maior possibilidade de ter a doença, em decorrência da maior produção de hormônios em decorrência desta gordura, principalmente nas mulheres que estão na menopausa. "Por isso, ter uma vida saudável é o ideal, com alimentação balanceada, evitar a ingestão de álcool e manter uma rotina de exercícios físicos", disse.

O residente alertou ainda que mulheres que têm histórico de câncer de mama na família devem ficar atentas. Nestes casos, a paciente deve iniciar o rastreamento e exames de prevenção com antecedência, cerca de 10 anos antes da idade em que a doença foi diagnosticada na familiar.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS