07/11/2018 - Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra no Ambulatório



Residente em mastologia, Kauana Caetano, explicou sobre a importância de se prevenir a doença nesta terça-feira, 30 de outubro

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. No caso do câncer de mama, 95% dos casos diagnosticados no inicio tem possibilidade de cura. Para explicar sobre esse assunto, a residente em mastologia do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Kauana Caetano, esteve no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade tirando as dúvidas dos pacientes que aguardavam por atendimento.

Ela explicou sobre a campanha Outubro Rosa, em que o HGG ofereceu uma extensa programação durante o mês, além de ressaltar as formas de descobrir o problema. “Existem duas formas de detecção precoce: através da mamografia, que pode ser feito no Sistema Único de Saúde (SUS), e o autoexame. Precisamos lembrar que o Outubro é Rosa, mas a prevenção deve acontecer o ano inteiro”, disse referindo-se a campanha que tem o objetivo de conscientizar as mulheres.

A dona de casa Ivanilda Moreira da Cruz tem 41 anos e revelou que nunca fez mamografia. A ex-patroa dela teve câncer e foi preciso retirar a mama toda. “É muito importante tratar sobre esse tema porque ele nos faz lembrar que precisamos nos cuidar”, disse. Jailda Tavares de Melo, 65 anos, também achou a palestra interessante. “Sou cuidadosa com minha saúde mas eu confesso que há muito tempo não faço mamografia. Pelo menos eu não tenho histórico de câncer na família e faço sempre o autoexame”.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS