05/12/2018 - Circuito da Cidadania oferece atendimentos de saúde gratuitos para adolescentes no Case de Anápolis



Ação realizada no dia 1 de dezembro contou com a participação de médicos, enfermeiros e técnicos voluntários. Internos realizaram exames oftalmológicos, receberam atendimento médico, vacinas e participaram de palestras educativas sobre DST’s e Aids

No último sábado, 1 de dezembro, os adolescentes que cumprem medidas de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Anápolis participaram da primeira edição do Circuito da Cidadania com ações voltadas às práticas de promoção da saúde. Durante toda a manhã, os 46 jovens que estão na unidade se envolveram na ação.

O evento foi uma iniciativa do Instituto do Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que administra o Case de Anápolis, e contou com a parceria de 21 profissionais da saúde voluntários, Prefeitura de Anápolis e participação da Secretaria Cidadã.

O Circuito iniciou às 8h30 da manhã com a participação do jovem Rutenckecio Pereira de Jesus, ex-interno que já cumpriu medida na unidade. O jovem, que agora sonha com um novo caminho, foi o responsável pelo hasteamento da bandeira do Brasil. “Foi muito bom participar. Não quero mais voltar para a vida errada, quero ficar tranquilo a partir de agora. Estar aqui hoje mostrou pra mim que valeu à pena passar por medida e viver essa experiência", disse.

Os jovens assistiram a palestras educativas sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e AIDS, receberam atendimentos médicos, atualizaram o calendário de vacinas e fizeram vários exames como eletrocardiograma, oftalmológico, dermatológico, teste de glicemia e aferição de pressão. Além de todo o atendimento de saúde, os adolescentes participaram também do projeto Solidariedade.Ponto.Com – ação de recreação do Idtech que ofereceu atividades de entretenimento como acesso à playlist de música e videogame.

“Acho importante trazer cidadania para esses jovens. É preciso buscar a recuperação deles, promovendo ações que visam uma reinserção social e não deixando eles fechados nos alojamentos. O Circuito da Cidadania tem essa intenção”, salientou o secretário Murilo Mendonça, titular da Secretaria Cidadã.

A coordenadora de Saúde do Idtech, Natalie Alves, responsável pela a ação, disse que o Circuito no eixo da saúde tinha como principal foco traçar um panorama do atual estado de saúde de todos os internos. “Foi muito positivo. Durante toda mobilização foi possível fazer uma avaliação geral do adolescente e verificar patologias ou qualquer problema de saúde para que possamos, a partir de agora, encaminhá-los ao tratamento adequado”, explicou.

Elaine Sodré, enfermeira da unidade, disse que os adolescentes em geral aprovaram a realização do Circuito, principalmente porque fora da medida muitos não têm atendimento médico com facilidade. "Esta ação foi de grande importância para todos nós, inclusive na interação com os voluntários em um objetivo único: levar saúde e informação aos adolescentes que, muitas vezes, lá fora, são negligenciados dos seus direitos. Isso é muito gratificante. Foi um sucesso porque ficou evidente a satisfação deles e de todos nós", enfatizou.

O adolescente que cumpre medida na unidade, Renato*, aprovou a mobilização. “Vejo que agora tenho tudo para fazer diferente, já ganhei óculos depois de identificar minha dificuldade de enxergar. O bom é que a gente percebe que as pessoas estão nos valorizando. Já é minha quarta internação no socioeducativo e nunca tive isso que eu vi aqui hoje no Case, eu só tenho a agradecer”, salientou.

O Circuito

O Circuito de Cidadania tem como objetivo promover a socialização na base de todas as ações que serão executadas na unidade e oportunizar aos adolescentes aprendizagem, conscientização, prevenção em saúde, cultura, inclusão e o convívio social.

O Circuito, realizado em três etapas em diferentes dias, abrangem atendimento nos eixos de Saúde, Esporte e Cultura. No dia 8 de dezembro será a vez do Circuito no eixo do Esporte, quando os adolescentes participarão de um Torneio de Futsal, apresentações de Judô e Karatê, além de tênis de mesa, dama, dominó e xadrez. Já no dia 14, os internos receberão a terceira e última etapa com ações direcionadas às manifestações artísticas e culturais.

*Nome fictício em obediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS