18/05/2020 - Homenagens marcam a XXI Semana de Enfermagem do HGG



Profissionais da saúde foram surpreendidos com vídeos dos familiares, exposição fotográfica, aplausos itinerantes e apresentação da Banda do Exército

Se há uma palavra que define a XXI Semana de Enfermagem do HGG, é "emoção". A semana foi repleta de momentos marcantes, como exposição de fotos, apresentação da Banda do Exército e aplausos itinerantes pelas alas do hospital. Mas o ponto alto das comemorações ficou com as homenagens prestadas pelos familiares desses profissionais, que enviaram vídeos em que falam do orgulho e da admiração que sentem por vê-los se dedicando à missão da enfermagem, que é salvar vidas.

Realizada nacionalmente entre os dias 11 e 15 de maio, a Semana da Enfermagem deste ano conseguiu mobilizar todos os setores do hospital para demonstrar o quanto o trabalho de cada enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem é importante, especialmente neste momento de pandemia. Enquanto a maioria dos profissionais são convidados a se manter em casa, quem trabalha com saúde precisa, mais que nunca, sair para trabalhar. Mas essa saída implica em riscos, uma vez que são esses profissionais que se colocam na linha de frente ao enfrentamento de todos os tipos de doenças. E é por esse motivo que muitos se distanciaram dos entes queridos: para protegê-los de um possível contágio pelo coronavírus.

Longe do filho há mais de 60 dias, a enfermeira Luzia da Guia não se conteve ao assistir a mensagem. Entre lágrimas, ela repetia o quanto o amava enquanto o vídeo era reproduzido. "Estou longe dele há dois meses, porque ele faz parte do grupo de risco, é diabético. E hoje, no meio do meu plantão, ouvir ele falar do orgulho e da admiração que sente por mim, simplesmente por exercer meu trabalho na enfermagem, é algo indescritível. Eu queria muito ir pra casa e dar um abraço na minha família, mas eu sei que para que outras famílias também possam voltar a se abraçar, eu preciso estar aqui, trabalhando e ajudando a todos que precisam", relata a enfermeira, emocionada.

De acordo com a diretora de enfermagem do HGG, Natálie Alves, essa Semana da Enfermagem foi toda pensada para que esses profissionais recebessem a demonstração de carinho e admiração que a família sente por eles. "Nossa intenção foi mostrar que, apesar de toda a distância física imposta por essa pandemia de Covid-19, os nossos corações estão mais juntos do que nunca e, principalmente, fazer com que eles saibam que o trabalho da enfermagem é reconhecido e extremamente importante para o funcionamento desse hospital e para a recuperação dos nossos pacientes. Como não poderíamos realizar eventos com aglomeração de pessoas, como nos outros anos, decidimos homenageá-los com o que cada um tem de mais precioso, a família", comenta a diretora.

Ao todo, cerca de 60 profissionais de todas as alas do hospital foram escolhidos para a surpresa e, em grupos de plantão, como forma de prevenção, foram conduzidos até o auditório Dr. Luiz Rassi, na unidade de saúde, com o pretexto de participarem de uma reunião. Lá, foram recebidos pela diretoria de Enfermagem que conduziu a homenagem. No final do vídeo, todas as gerências retornaram ao palco para aplaudir e fazer reverência aos profissionais.

Exposição fotográfica

Cerca de 60 fotos foram selecionadas para compor a primeira exposição de fotos dos profissionais de enfermagem do HGG. Nelas estão os registros dos momentos mais importantes vividos nos últimos anos no hospital. São imagens que remetem a boas lembranças e à importância da missão de salvar vidas. A exposição permanece no hall de entrada do hospital, por onde todos os profissionais transitam, até o próximo dia 22.

Aplausos pelo hospital

Na companhia de alguns homenageados pelos vídeos no auditório, a diretoria de Enfermagem, munida de cartazes feitos à mão com felicitações aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, passou por todas as alas do hospital parabenizando e aplaudindo, junto com os pacientes de cada setor, todos esses profissionais.

Banda do Exército

Na quinta-feira, 14 de maio, os profissionais da enfermagem do HGG, também foram surpreendidos pela presença da Banda do Exército, que prestou uma homenagem em forma de música em celebração à Semana da Enfermagem. Além de música, a banda também levou reconhecimento aos profissionais de saúde que atuam diariamente na assistência a quem necessita de cuidados hospitalares. Além da enfermagem, os demais profissionais, pacientes e acompanhantes também assistiram e se encantaram com o espetáculo, que foi realizado no estacionamento do hospital.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS