14/09/2020 - HGG obtém licença ambiental



Documento é resultado de trabalho iniciado em 2013

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG concluiu, no último mês, o processo de licenciamento ambiental da unidade, por parte da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). É a primeira vez na história que o hospital consegue a licença, após uma série de ações conjuntas das equipes de trabalho, além de adaptações da estrutura predial na edificação, construída na década de 1950, que vêm sendo desenvolvidas pela gestão do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização responsável pela administração do hospital. Com as adaptações, o HGG obteve a Autorização de Lançamento de Efluentes Não Domésticos na rede coletora da Saneago, documento que faltava para conseguir outorgar em definitivo a Licença Ambiental. A autorização foi dada após uma série de análises quanto às questões dos resíduos sólidos e líquidos, além da verificação da qualidade da água e dos produtos utilizados na higienização e desinfecção na unidade de saúde.

Daniel Régis Ribeiro, assessor técnico do Idtech, diz que o licenciamento é resultado de um processo que começou em 2013, logo após a instituição assumir a gestão do HGG. “A solicitação do licenciamento iniciou no ano de 2013 e, de lá para cá, fizemos várias adequações, tratando em vários níveis de documentação e regulamentações dentro do hospital para que ele atendesse a legislação ambiental e a política de resíduos sólidos. Com isso, a gente conseguiu abranger e conquistar essa licença ambiental do hospital.”

A estrutura física do HGG, cujo prédio foi construído em 1958, quando não existia a concepção de política ambiental, passou por algumas modificações. “Algumas adequações que tiveram que ser realizadas foram a substituição da caldeira, instalação de grupo geradores com isolamento acústico, dimensionamento de abrigo de resíduos, identificação dos pontos de escoamento de água pluvial e fluvial e a verificação de todos os pontos de estrangulamento operacional, por se tratar de uma unidade de saúde.”




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS