Goiânia, 22 de agosto de 2017    




Notícias

(28/07/2014) Pacientes do HGG terão oficina de arte

Iniciam nesta terça-feira, dia 29 de julho, aulas de pintura ministradas pelo professor Alexandre Liah, da Escola de Artes Visuais, no pátio do Hospital Alberto Rassi. Iniciativa faz parte do Projeto Arte no HGG

Os pacientes internados no Hospital Alberto Rassi – HGG participarão todo mês de oficinas de arte, que poderão contribuir para o bem-estar e colaborar com a resposta aos tratamentos de saúde. Nesta terça-feira, dia 29 de julho, às 14 horas, ocorrerá a primeira aula de pintura ministrada pelo artista plástico Alexandre Liah. A iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a Escola de Artes Visuais (EAV), da Secretaria Estadual de Cultura, faz parte do Projeto Arte no HGG, que tem levado as artes plásticas para dentro da unidade hospitalar.

O local escolhido para a oficina de artes é inspirador: está ao lado de uma árvore que estava morta, mas que recebeu tratamento para que não fosse atingida por pragas e mantivesse sua forma. Pintada de vermelho, foi transformada em obra de arte. Aos seus pés, um poema de Graciliano Ramos, chamado de Solistência, que trata sobre a existência e a solidão. As oficinas ocorrerão todas as últimas terças-feiras do mês e poderão atender até 20 pacientes.

Não é a primeira vez que o Hospital Alberto Rassi – HGG oferecerá aulas de pintura a seus pacientes. Também em parceria com a EAV, já foram realizados dois eventos para os portadores de Parkinson. “Tivemos resultados interessantes de pacientes que quiseram forçar os movimentos para atingir o objetivo de uma bela pintura e aqueles que se sentiram mais vivos aos poder transmitir seus sentimentos na tela”, ressalta o professor Alexandre Liah.

A parceria com a Escola de Artes Visuais foi firmada junto à Secretaria de Cultura do Estado. “Por meio de projetos como o Sarau do HGG e Arte no HGG, que estão inseridos na Política de Humanização Hospitalar, estamos conseguindo deixar o hospital mais acolhedor e ainda, contribuindo para o bem-estar não só dos pacientes, mas também dos colaboradores”, disse o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero.

Benefícios da arte
- Estudos mostram que as artes agem como vetor acelerador na recuperação da saúde;
- Estimula a criatividade e a reflexão;
- Amplia o conhecimento do público sobre arte;
- Estimula o interesse pela cultura.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700