Goiânia, 21 de novembro de 2017    




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(28/07/2014) Colaboradores do HGG participam de palestra sobre gerenciamento de riscos

A capacitação aconteceu na quinta-feira, 24 de julho, e contou com a participação da coordenadora da Segurança do Paciente e da Gerência de Gestão de Risco da SES, Maria Inês Pinheiro Costa

Os colaboradores do Hospital Alberto Rassi - HGG lotaram o auditório na quinta-feira, 24 de julho, para participarem da palestra sobre gerenciamento de riscos. A capacitação foi ministrada pela coordenadora de Segurança do Paciente da Gerência de Gestão de Risco da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Inês Pinheiro Costa.

Logo no início da palestra, Maria Inês pediu atenção para o momento que retirou e guardou os brincos que usava. "A utilização desses adereços é proibida nas unidades de saúde e todos, inclusive quem não trabalha nos locais, devem respeitar essa regra", pontuou.

De maneira dinâmica e didática, a palestrante abordou todos os pontos do gerenciamento de riscos, como a notificação de eventos adversos, queixas técnicas, falhas e consequências. O gerente de Farmácia da unidade, André Cândido, aprovou a capacitação. "Gostei muito da palestra. É importante alinhar esses conhecimentos, já que muitos não sabem que podem fazer uma notificação e outros ainda têm medo de notificar, pensando que haverá alguma punição ou algo do tipo", disse.

Para Maria Inês, as unidades de saúde estão avançando bastante no que diz respeito a esta política. "O gerenciamento de risco é importante para todas as empresas. Em relação à saúde, infelizmente começamos com um atraso histórico em relação aos outros setores, mas felizmente temos tido um aceitação muito boa dessa gestão. Os hospitais têm entendido o quanto essa ferramenta é importante. E para isso continuar acontecendo é preciso que tenhamos sempre essas conversas, fazendo acordos e motivando as pessoas para participarem dessa gestão de riscos", completa.

Gerenciamento de riscos
A notificação de tais eventos é bem simples. Basta que o notificador preencha o formulário de notificações e deposite-o em uma das cinco novas urnas, que serão afixadas nas proximidades do Centro de Terapia Intensiva (CTI), Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Centro Cirúrgico e Ambulatório. Diariamente as demandas são recolhidas e analisadas para que as ações preventivas e corretivas sejam definidas e implantadas. Vale ressaltar que a notificação pode ser feita sem identificação, já que não há punições, uma vez que a mesma é tida como um instrumento de melhoria na qualidade dos serviços prestados.


Fonte: IDTECH






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