Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(05/08/2014) Grupo de jovens leva alegria a pacientes do HGG

Os Semeadores da Alegria deram o pontapé inicial da ação no último sábado, 02 de agosto. Trabalho voluntário acontecerá semanalmente no hospital

Não é segredo para ninguém que o Hospital Alberto Rassi – HGG é destaque quando o assunto é humanização. E no último sábado, 02 de agosto, mais uma ação voluntária passou a ser desenvolvida incrementando a política de Humanização. Isso porque o grupo Semeadores da Alegria deu início a um trabalho divertido, cujo foco é levar alegria aos pacientes e acompanhantes da unidade hospitalar.

Formado por jovens ligados à Arquidiocese de Goiânia, o grupo desenvolve a ação em várias unidades hospitalares da capital. No jaleco branco vestido por cada integrante, há um nome diferente. A maquiagem, semelhante a de um palhaço, torna o personagem ainda mais divertido e real.

Logo nos primeiros quartos visitados, os pacientes não negavam sorrisos e conversas. As músicas que traziam mensagens positivas e falavam sobre Deus emocionava a todos, principalmente a quem cantava-as. Para a radialista Yone Chagas Rufino, a gratificação de dedicar parte de seu dia para levar um pouco de alegria a quem precisa é imensurável. “A gente não vem aqui doar nada. Na verdade, nós recebemos muito porque a cada quarto que se entra, a cada história que se ouve, a cada riso que se vê, a gente aprende muito mais com a vida”.

Questionada sobre a caracterização de personagens, Yone, conhecida como a Dra. Bakhi, revela que não é preciso muito para “entrar no papel”. “A gente se transforma completamente. Fora do grupo, eu sou uma pessoa mais séria. Quando me visto de Dra. Baki, é essa quem sou. Às vezes, com os problemas naturais mesmo que temos, chegamos para se maquiar um tanto quanto chateados ou um pouco nervosos, mas quando começamos a nos pintar tudo isso muda. E muda mais ainda quando chegamos aos hospitais e vemos que nossos problemas são tão pequenos”, diz.

Deodato Pereira Valverde, de 83 anos, que faz tratamento cardiológico na unidade foi só sorrisos com a visita. “Não estava esperando. Fiquei muito feliz deles virem me alegrar. Vou guardar essa recordação no coração, para sempre”, agradeceu. A próxima visita do grupo Semeadores da Alegria acontece no sábado, 09 de agosto, às 14h30.

Semeadores da Alegria
Segundo a integrante do grupo, Yone Chagas Rufino, apesar do grupo ser ligado à Arquidiocese de Goiânia, não é necessário que o interessado a participar da ação também frequente a igreja. Os únicos requisitos exigidos são as formações, geral e específica. A formação geral é voltada para a espiritualidade, na qual os participantes se dedicam a disseminar a palavra de Deus. Já a específica aborda oficinas de maquiagem, escultura de balões e reuniões, quando os integrantes aprendem a lidar em situações frequentes em hospitais como óbito, não aceitação da doença, além do reconhecimento de material hospitalar e noções de biossegurança.

Além das ações em hospitais, o grupo também realiza trabalhos voluntários na rua, com o projeto “Anjos da Rua”. Neste, todas as sextas-feiras das oito horas da noite à meia noite, os jovens se reúnem levando comida, roupas e sapatos aos moradores em situação de rua. O grupo atua na Praça do Trabalhador e também no Mercado Aberto, na Avenida Paranaíba.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700