Goiânia, 29 de junho de 2017    




Notícias

(05/08/2014) HGG comemora um ano de música para pacientes

O projeto de humanização que leva música semanalmente aos corredores do hospital já contou com a participação de mais de 50 ícones do cenário musical goiano e brasileiro. Evento de comemoração ocorre nesta quinta-feira, 07 de agosto

Quem disse que um hospital precisa ser completamente silencioso? Partindo dessa premissa, e levando na bagagem pesquisas que comprovam os benefícios da música, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que administra o Hospital Alberto Rassi – HGG, implantou há exatamente um ano o projeto Sarau do HGG. Semanalmente, os corredores se transformam em palcos de cantores e músicos renomados do cenário goiano e brasileiro.

E para comemorar o primeiro aniversário do projeto, o HGG realiza nesta quinta-feira, 07 de agosto, a partir das 19 horas, um evento que reunirá os diversos apoiadores da iniciativa. Na lista das apresentações que abrilhantarão a noite, já estão confirmados Amauri Garcia, William Pereira, Sabah Moraes, Grace Venturini, entre outros.

Realizado de duas formas: itinerante, na qual o cantor passa por todas as enfermarias, Centro de Terapia Intensiva e agora no Ambulatório de Medicina Avançada – AMA, ou na recepção central, onde há o piano de cauda, o Sarau já contou com a participação de mais de 50 músicos. Entre eles, também houve a apresentação de corais e orquestras, como a Sinfônica Jovem de Goiás e a de Violeiros.

A coordenadora do projeto, Lili Moreira, conta sua experiência nestes 12 meses de apresentações. “As pessoas que vem aqui dedicar um pouquinho de seu tempo são todos voluntários. Eles realmente se sentem gratificados por serem convidados a fazer esse tipo de ação. Afinal, não é todos os dias que eles têm como plateia pacientes e acompanhantes. Só temos a agradecer por todas essas participações que, sem dúvidas, ajudam na recuperação dos nossos pacientes”.

A política de Humanização proposta pelo Idtech é referência para os demais hospitais. O governador Marconi Perillo, inclusive, costuma dizer em solenidades especiais, que uma de suas metas é humanizar a unidade aos moldes do HGG.

Para o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, é visível a alegria dos pacientes da unidade quando se deparam com apresentação inéditas a cada semana. “Alguns de nossos usuários ficam até mais de três meses internados e, consequentemente, ficam tristes com a distância de seus lares. A música é uma forma que eles têm para esquecer que estão em um local de tratamento e, além disso, também incentiva a luta pela vida, a esperança da cura. E isso também motiva nossos colaboradores, que se envolvem com o projeto. Temos muito orgulho de ter implantado esse projeto que tanto gera benefícios”, ressalta.

Apresentações
O lançamento do Sarau do HGG aconteceu no dia 5 de agosto e contou com a presença do governador Marconi Perillo e do então secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros. A apresentação ficou por conta das pianistas Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz. Desde então, mais de 50 músicos se apresentaram voluntariamente no HGG. Confira, abaixo, a lista de todos os participantes:

Aline Araújo
Amauri Garcia
Banda Inclusiva Luar
Carlos Hanig
Chico Marx
Cleiton Kolling e Ricardo Gualberto
Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz
Coral Coralina
Coral Empresarial
Coral Intermezzo
Coral Vozes da Terra
Cristiane Perné
Darwinson de Melo
Eduardo Bassan
Estúdio Éricka Vilela
Fausto Noleto
Grace Venturini
Grupo Esscala
Gyovana Carneiro e Denise Zorzetti
Marcos Almeida
Juliana Bastos e Rebeca Vieira
Juliana Reis e Fred Praxedes
Júnior Seabra
Karine Serrano
Kátia Brenner
Luiz Augusto
Luiz Wagner Pereira
Marcos Morgado
Mila Tulli
Muniz
Newton Brenner
Orquestra Sinfônica Jovem
Orquestra de Violeiros
Quinteto Harmonizza
Sabah Moraes e Ney Couteiro
Senhoras do Cerrado
TomChris
Volcemor Mesquita
William José Pereira
Xexéu

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700