Goiânia, 27 de abril de 2017    




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(18/08/2014) Comitê da Qualidade orienta profissionais do HGG sobre notificação de incidentes

Blitz educativa foi realizada na quinta-feira, 14 de agosto. A partir de agora, as notificações deverão ser registradas e colocadas em urnas instaladas em pontos estratégicos no hospital

Os membros do Comitê da Qualidade do Hospital Alberto Rassi – HGG realizaram nesta quinta-feira, 14 de agosto, blitzes educativas orientando os profissionais da unidade sobre a identificação de incidentes dentro do hospital. Com a distribuição de cartilhas de bolso, os colaboradores poderão tirar dúvidas e entendem conceitos e práticas para uma assistência ao paciente mais segura e com mais qualidade.

A enfermeira Fabrícia Cândida com todo seu dinamismo fez questão de explicar que as notificações não têm caráter punitivo. “A notificação é de extrema importância, pois a partir dela poderemos analisar uma série de eventos que podem acontecer no hospital e traçar planos para melhorar. Nosso foco é sempre melhorar visando a qualidade oferecida no nosso serviço.”

A Política de Gerenciamento de Riscos do HGG contempla uma das medidas propostas pelo nível 1 da acreditação hospitalar, a qual a unidade foi certificada pela Organização Nacional de Acreditação. Qualquer pessoa, seja ela colaboradora, visitante, acompanhante ou paciente, pode notificar algum incidente. Podem ser notificados problemas relacionados a artigos médico-hospitalares, como a falha de instrução de uso e embalagens impróprias de luvas, seringas, gazes, ou defeito e ausência de registro na Anvisa; relacionados a equipamentos médico-hospitalares, como bombas de infusão, respiradores, termômetros, entre outros; relacionados a medicamentos, como erro de medicação e reações adversas; relacionados a cirurgias, como falta de consentimento, procedimento sem prescrição, identificação errada e outros; e relacionado a queda de pacientes.

Para notificar, basta preencher o formulário de notificações e depositá-lo em uma das cinco urnas afixadas nas proximidades da seção de Apoio e Diagnóstico (térreo), no Ambulatório de Medicina Avançada - AMA, próximo ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) (segundo andar), ao lado do elevador da Clínica Médica, e ao lado do elevador da Clínica Cirúrgica. As demandas são recolhidas e analisadas para que as ações preventivas e corretivas sejam definidas e implantadas.

Vale ressaltar que os profissionais do HGG também podem realizar as notificações por meio de um atalho nos desktops dos computadores, onde há um link de notificação destes eventos. “No CTI também há essa notificação por meio do sistema Epimed. Através dele é possível mensurar as ocorrências da unidade e estabelecer parâmetros de comparação com outras unidades”, pontua Fabrícia.


Fonte: IDTECH






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