Goiânia, 27 de junho de 2017    




Notícias

(04/09/2014) Paciente do Proface recebe mandíbula produzida em impressora 3D

Danúbio Nogueira Fernandes, de 73 anos, será operado nesta quinta-feira, 04 de setembro, às 13 horas, no HGG

O Hospital Alberto Rassi – HGG realiza nesta quinta-feira, 04 de setembro, às 13 horas, a cirurgia do paciente Danúbio Nogueira Fernandes, de 73 anos. Inserido do Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface) ele receberá uma prótese mandibular que foi produzida em uma impressora 3D.

Vítima de um tumor maligno, Danúbio, que atuava como profissional de marketing e publicidade, foi submetido anteriormente à quimioterapias e radioterapias, além de ter removido 1/3 da mandíbula sem reconstrução posterior. Após o tratamento do tumor, Danúbio se exclui do convívio social, já que tinha dificuldades para falar, para comer e também por conta de sua aparência.

De acordo com o cirurgião dentista Fernando Almas, o tipo de prótese que será implantada no paciente permite um procedimento mais rápido. “Esse material tem um custo bem mais baixo que os demais, é biocompatível e bioinerte, além de não desgastar áreas receptoras como a base do crânio ou a parte remanescente da mandíbula”, explica.

Assim que Danúbio chegou ao HGG, recebeu tratamento com a equipe multidisciplinar do programa, formada por profissionais da Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Assistência Social, Enfermagem e médicos. O plano de tratamento foi pensado de maneira interdisciplinar, respeitando e valorizando as condutas e tratamentos individualizados e, ao mesmo tempo, integrando as especialidades.

O cirurgião dentista Fernando Almas e o diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, concederão entrevista coletiva às 13 horas sobre o caso.

Proface
O Proface foi implantado no HGG no dia 8 de março de 2013 com a proposta de aumentar as vagas para tratamento facial, como a correção de lábios leporinos e de deformidades nos maxilares. O Programa é fruto de um termo de cooperação assinado por representantes do Ministério Público, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) – organização social responsável pelo HGG – e Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface).

A parceria garante atendimento integral e totalmente gratuito a pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo SUS. As cirurgias são realizadas no Hospital Alberto Rassi e o acompanhamento multiprofissional de profissionais de odontologia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia, é realizado no próprio HGG e na sede da Reface, entidade sem fins lucrativos especializada nesse tipo de atendimento.

Serviço
O que: paciente recebe prótese mandibular produzida em impressora 3D
Quando: hoje, 04 de setembro
Horário: 13 horas
Onde: Hospital Alberto Rassi – HGG


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700