Goiânia, 26 de abril de 2017    




Notícias

(05/09/2014) HGG recebe nova turma de voluntários de apoio espiritual

Neste sábado, dia 6, às 8 horas, o Hospital Alberto Rassi promove curso com orientações de abordagem junto aos pacientes. Três segmentos religiosos serão atendidos: católico, espírita e evangélico

O Hospital Alberto Rassi – HGG recebe neste sábado, dia 06 de setembro, uma nova turma de voluntários de apoio espiritual, composta por 30 pessoas. Como requisito, os novos membros participarão de um curso com orientações de abordagem junto aos pacientes e acompanhantes, que ocorrerá das 8 às 16 horas, no auditório da unidade. O serviço de Capelania Hospitalar, dentro do Programa de Assistência Espiritual, tem como objetivo oferecer assistência religiosa ao público da internação.

A Capelania Hospitalar atende três segmentos religiosos: católico, espírita e evangélico. Durante o curso, os voluntários receberão informações sobre as regras do hospital, entre elas, a Norma Regulamentadora 32, que trata sobre medidas para o controle da infecção hospitalar. Este assunto será abordado pelas enfermeiras Wagna Barbosa e Fabrícia Cândida e pela médica infectologista Andrea Spadeto.

O curso contará com a participação de dois médicos convidados. Nelson Gillet explicará o conceito de doença fazendo um paralelo com a espiritualidade e a médica paliativista Erika Aguiar Pereira, que mostrará a importância do cuidado espiritual para o bem-estar de pacientes e familiares que estão diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida.

A abertura do curso contará com a apresentação do Coral Vozes da Terra e no encerramento, o grupo Semeadores da Alegria demonstrará um pouco do trabalho voluntário realizado no HGG. Cerca de 20 voluntários antigos da unidade também participarão do curso para uma reciclagem. “A nova turma começará a visitar os pacientes e acompanhantes na próxima semana. Todos receberão uma cartilha com orientações e utilizarão um jaleco na cor verde para a identificação”, explica a coordenadora da Comissão de Capelania Hospitalar do HGG, Lili Moreira.

Segundo Lili Moreira, o HGG é o único hospital que tem o serviço de Capelania Hospitalar oficialmente implantado. Este é o segundo curso de formação dos voluntários de apoio espiritual. As visitas ocorrem de segunda a sábado, no período vespertino.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700