Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(05/09/2014) Vítima de tumor maligno, paciente do HGG recebe prótese de mandíbula produzida em impressora 3D

Cirurgia de Danúbio Nogueira Fernandes foi realizada nesta quinta-feira, 04 de setembro, com sucesso no Hospital Alberto Rassi

Aos 73 anos, motivos não faltam para Danúbio Nogueira Fernandes viver ainda mais. Sorridente e brincalhão, ele dá uma verdadeira lição de moral para quem vive reclamando da vida. Vítima de um tumor maligno que atingiu sua mandíbula, o também publicitário e radialista lutou bastante para dizer adeus ao câncer. Além das sessões de quimio e radioterapia, ele também teve de remover 1/3 de sua mandíbula. A reconstrução foi realizada nesta quarta-feira, 04 de setembro, no Hospital Alberto Rassi – HGG.

Há alguns anos, após a remoção da parte afetada, a rotina de Danúbio mudou. A alimentação passou a ser feita de duas em duas horas e nada de ingerir alimentos sólidos. “Eu nunca me preocupei muito com o preconceito das outras pessoas. Eu tenho a autoestima bem elevada. Sou um homem feliz, realizado, tenho filhos biológicos e de coração, e uma mulher que cuida muito bem de mim”, diz o paciente.

A peregrinação para o tratamento perdurou por anos, até que ele conheceu o Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface) do Hospital Alberto Rassi – HGG. Após as consultas necessárias para o tratamento com a equipe multiprofissional e com a operação agendada, a expectativa começou a rondar Danúbio. “Essa cirurgia representa meu nascimento”, definiu.

E eis que o tão esperado dia chegou. O procedimento foi realizado nesta quarta-feira, dia 04 de setembro, pelo cirurgião bucomaxilofacial Fernando Almas. Danúbio recebeu uma prótese de mandíbula que foi produzida em uma impressora 3D, por uma empresa de Belo Horizonte, Minas Gerais. “A prótese que ele recebeu é feita de resina acrílica. Esse material tem um custo bem mais baixo que os demais, é biocompatível e bioinerte, além de não desgastar áreas receptoras como a base do crânio ou a parte remanescente da mandíbula”, explica.

Após o procedimento, Danúbio foi passar a primeira noite de uma vida nova na Enfermaria do hospital. Na manhã desta sexta-feira, 05, ele recebeu a visita do cirurgião Fernando Almas. “Ele está ótimo. A vontade que ele tem de melhorar e de dar prosseguimento do tratamento é tão grande que nem parece que ele passou por uma cirurgia ontem”, pontua.

O próximo procedimento que dará andamento ao tratamento para que ele tenha novamente o rosto em seu formato original será uma cirurgia na língua, já que ele ainda apresenta dificuldades para falar e se alimentar. “Daqui uns tempos eu vou poder andar mais na rua, participar de reuniões e de comer um pão tomando refrigerante. Eu espero ainda voltar a fazer locuções. A gente não pode impedir o corpo de envelhecer, mas a alma continua sempre jovem”, conclui.

Conforme explica Fernando Almas, o Proface está à procura de pacientes como o Danúbio que possuem deformidades faciais, sejam elas congênitas ou adquiridas. “O grande intuito do Proface não é apenas operar seus pacientes. Vai mais além. Nossa grande missão é de reinserir essa pessoa no convívio social, pois a aparência faz com que ele se afaste. Estamos buscando essas pessoas, pois poucas sabem que o SUS oferece esse tratamento”, explica.

Proface
O Proface foi implantado no HGG no dia 8 de março de 2013 com a proposta de aumentar as vagas para tratamento facial, como a correção de lábios leporinos e de deformidades nos maxilares. O Programa é fruto de um termo de cooperação assinado por representantes do Ministério Público, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) – organização social responsável pelo HGG – e Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface).

A parceria garante atendimento integral e totalmente gratuito a pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo SUS. As cirurgias são realizadas no Hospital Alberto Rassi e o acompanhamento multiprofissional de profissionais de odontologia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia, é realizado no próprio HGG e na sede da Reface, entidade sem fins lucrativos especializada nesse tipo de atendimento.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700