Goiânia, 19 de agosto de 2017    




Notícias

(10/09/2014) Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade capacita multiplicadores

Treinamento foi realizado em Goiânia e reuniu membros do movimento dos Estados da região Centro-Oeste. Curso durou cinco dias e tratou sobre a municipalização dos núcleos ODM

Goiânia sediou entre os dias 1º e 5 de setembro o 8º curso de capacitação de multiplicadores dos Objetivo do Milênio (ODM) para representantes do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O treinamento foi ministrado por representantes do Movimento Nós Podemos Paraná, sendo uma iniciativa do Programa das Ações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Secretaria- Geral da Presidência da República, e abordou as ferramentas de mobilização, indicadores dos objetivos e municipalização dos núcleos ODM.

Operacionalizada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), instituição âncora no Centro-Oeste, a capacitação envolveu atividades práticas e teóricas. Divididos por Estado, os participantes conheceram as metodologias para realização de seminários de mobilização, técnicas para envolvimento do poder público no movimento, elaboração de eventos para disseminação dos ODM, criação de núcleos e colegiados municipais, além de interpretação dos indicadores.

A coordenadora do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade do SESI Paraná, Diva Irene da Paz, foi uma das foi uma das instrutoras do treinamento. Ela explica que ao final das dez turmas de capacitação previstas, 200 multiplicadores estarão formados para disseminarem os ODM nos municípios. Diva ilustra, ainda, que cada um desses multiplicadores tem como responsabilidade desenvolver dez atividades em prol dos objetivos, totalizando 2 mil ações. “Os ODM tem uma data para serem cumpridos, que é 2015. Mas, nós já temos uma agenda para depois deste período, e essas atividades vão potencializar as ações futuras do movimento”, esclarece.

Membro do núcleo Nós Podemos Mato Grosso há sete meses, Francisca de Assis Silva explica que o treinamento serviu para motivar ainda mais os participantes a se mobilizarem pela causa. De acordo com a psicóloga, a semana de capacitação estreitou os laços entre os núcleos estaduais e, dessa forma, os membros puderam compartilhar ações e projetos. “Solidificamos nossos valores e as práticas que muitos de nós já realizamos. Temos de ter consciência que somos sujeitos de uma transformação e que devemos colocar em prática essas ações para tornar o mundo um lugar melhor”, disse.

O empresário do ramo farmacêutico, Lodomilson Alexandre, é do Estado de Mato Grosso do Sul e conheceu o movimento há três meses. Ele conta que entrou para o núcleo estadual com o objetivo de conhecer projetos de responsabilidade social, mas nunca desenvolveu nenhuma ação voltada para o alcance dos ODM. “A partir do momento que eu passei a conhecer melhor o que é são os ODM, me vieram à cabeça inúmeros projetos. Temos uma associação de moradores no meu bairro muito atuante, e quero fazer com que ela entre para o movimento e atue conosco. Estou saindo daqui com muitas ideias para colocar em prática”, completa.

Articulador do movimento na região Centro-Oeste, Alex Lima, comenta que os multiplicadores foram capacitados para falar sobre os ODM em qualquer parte do país, e que a municipalização da região deve iniciar ao final do período eleitoral. O articulador elogia também a interação entre os participantes e o compartilhamento de ações e projetos. “Durante os dias em que os membros do movimento nos outros Estados estiveram aqui em Goiás, eles puderam conhecer um dos nossos projetos, que é o HGG. Lá encontramos vários objetivos, já que desenvolvemos muitas ações e defendemos que todo cidadão deve ser tratado de forma igualitária, independente da condição financeira.”


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700