Idtech participa de congresso voltado para inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho



Além da inclusão, os aspectos legais da contratação de Pessoas com Deficiência (PCD) e/ou reabilitados do INSS foram discutidos

As colaboradoras Deborah Inácio e Thalita Hyodo, do setor de Recursos Humanos e Gerência de Pessoal, respectivamente, representaram o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) no 1º Congresso Goiano de Gestão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS. O evento, que aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, foi promovido pelo Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (FIMTPODER) e reuniu profissionais da área.

O objetivo do congresso foi qualificar gestores de RH e diretores de empresas para a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Isto porque, de acordo com a legislação vigente, as organizações com cem ou mais empregados devem preencher de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários da Previdência Social reabilitados ou pessoa com deficiência habilitada. Além dos aspectos legais, o evento abordou também a inclusão social dessas pessoas.

Deborah Costa, que é psicóloga, conta que o mais importante em participar do congresso foi a conscientização de que é dever da empresa contratar PCDs e reabilitados do INSS, e direito dessas pessoas o acesso ao emprego. De acordo com ela, durante o evento os participantes foram capacitados ainda para as quatro fases de contratação desses colaboradores: conscientização, seleção, capacitação e retenção. “Eu pude perceber que o Recursos Humanos faz toda diferença no processo de inclusão das pessoas com deficiência”, completa.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS