Goiânia, 18 de agosto de 2017    




Notícias

(19/09/2014) Novos cipeiros do HGG passam por capacitação

Treinamento realizado nesta quinta-feira, dia 18, especializou novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para iniciarem atividades como cipeiros

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu nesta quinta-feira, dia 18, treinamento dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). As palestras e atividades aconteceram na sala multiuso do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), e tiveram como objetivo orientar sobre as atribuições dos cipeiros, além de instruir tecnicamente os novos membros.

Primeiramente, os participantes assistiram a uma aula teórica sobre organização e atribuições da CIPA, em que foram orientados a observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir, ou mesmo eliminar os riscos existentes. Depois, a gerente do departamento de gestão de pessoal, Denise Gurgel, ministrou aos cipeiros uma palestra sobre a Legislação Trabalhista e Previdenciárias relativas à Segurança e Saúde no Trabalho.

Outra atividade de capacitação foi a palestra ministrada pela médica infectologista, Andrea Spadeto, que explicou aos participantes sobre a AIDS e medidas de Prevenção, e também higiene no trabalho. Ela esclareceu aos novos membros da CIPA que higiene no trabalho envolve não somente a estrutura física do ambiente, mas também a psicológica, com a eliminação de possíveis fontes de estresse e com relacionamentos humanos agradáveis. A quarta e quinta ações do treinamento foram voltadas para a ergonomia e ginástica laboral, e prevenção e combate a incêndios, respectivamente.

Membro indicada pela diretoria, Luciana Motta, participou da capacitação. Ela pontua que o treinamento serviu para desmistificar muitos assuntos relacionados à segurança no trabalho. “Eu já havia participado de outras CIPAs, e esse treinamento é muito importante para quem está começando a atuar agora como cipeiro. Esclarecemos muitas dúvidas e compreendemos mais sobre o que é prevenção de acidentes de trabalho”, comenta.

Gerente de Segurança e Medicina do Trabalho, Roberta Moura, avalia positivamente o treinamento. De acordo com ela, os participantes interagiram com os palestrantes, questionaram e sanaram as suas dúvidas. “Esses colaboradores terão um papel importantíssimo daqui pra frente. Eles serão responsáveis pela preservação da vida e a promoção da saúde dos nossos trabalhadores”, ilustra.

Uma nova etapa da capacitação dos novos cipeiros deverá ocorrer entre os dias 22 e 25 deste mês, os membros vão participar de diversas atividades práticas, com as temáticas “Metodologia de Investigação e Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho” e “Noções sobre Acidentes e Doenças do trabalho – Aula Teórica e Prática”.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700