Goiânia, 24 de agosto de 2017    




Notícias

(02/10/2014) Voluntários de Apoio Espiritual participam de atividades para integração

Cerca de 70 pessoas que atuam nos seguimentos religiosos da Capelania Hospitalar do HGG se reunião nesta sexta-feira, 03 de outubro

O Programa de Assistência Espiritual do Hospital Alberto Rassi – HGG reunirá nesta sexta-feira, 03 de outubro, cerca de 70 voluntários que atuam e que atuarão na Capelania Hospitalar da unidade a partir da próxima semana. O encontro, que será realizado no Auditório a partir das 14h30 contará com palestras e atividades dinâmicas.

Para a coordenadora da Comissão de Capelania Hospitalar, Lili Moreira, o grande objetivo do encontro é promover a interação entre os atuais voluntários e os novos, que se inscreveram e passaram por treinamento no dia seis de setembro. “A partir de agora, os grupos que realizam as visitas religiosas dos segmentos evangélico, católico e espírita aumentarão e este encontro visa proporcionar, de maneira dinâmica, a interação entre eles para que todos continuem realizando esse trabalho que é de extrema importância para nossos pacientes”.

Na programação do encontro estão previstas palestras que apresentarão as normas da unidade, bem como os tipos de abordagem que devem ser realizados aos pacientes internados e seus familiares, além de fornecer informações importantes sobre cuidados paliativos. “Nós da Comissão de Apoio Espiritual prezamos pela organização dos voluntários e respeitamos a condição de cada um, afinal, trata-se de um trabalho voluntário, mas que é realizado de corpo e alma e que precisa ser desempenhado de maneira séria. Um aspecto importante que temos aqui no HGG é que todos os voluntários têm seus dias de visitas definidos e usam um jaleco como uniforme. Isso também é bastante importante, porque como estão em um hospital, é preciso ter cuidado com a saúde própria e a dos demais”, pontua Lili.

Agende-se!
O que: Reunião dos voluntários espirituais do HGG
Onde: no Auditório
Quando: nesta sexta-feira, 03 de outubro
Horários: 14h30 Apresentação dos Coordenadores da Capelania
15h10 Dinâmica de Integração
15h40 Apresentação dos grupos de voluntários
16h20 Tipos de abordagem
17h00 Cuidados Paliativos


Programa de Assistência Espiritual

O Hospital Alberto Rassi – HGG implantou o Programa de Assistência Espiritual e serviço de Capelania Hospitalar, que consiste em reunir voluntários de apoio espiritual para dar assistência religiosa aos pacientes e acompanhantes presentes na unidade. Por respeitar a diversidade religiosa, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsáveis pelo HGG, realizam de forma permanente cursos de capacitação e orientações sobre a unidade hospitalar a estes grupos de voluntários de apoio espiritual.

O objetivo é oferecer apoio espiritual e emocional à quem precisa. Esse trabalho é realizado por meio de voluntários capacitados que atuam enquanto visitadores de apoio espiritual das religiões católica, evangélica e espírita. Quem é responsável por coordenar e gerenciar o grupo de Capelania Hospitalar é a Comissão de Apoio Espiritual (CAE), formada por colaboradores do Hospital, de diferentes segmentos religiosos.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700