Goiânia, 23 de outubro de 2017    




Notícias

(09/10/2014) HGG promove ação de combate à obesidade no Lago das Rosas

Nesta sexta-feira, 10 de outubro, partir das 08 horas, cerca de 40 pacientes do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade participarão de atividades em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Anteriormente considerada apenas uma doença que acometia parte da população, a obesidade nos dias atuais já se tornou um problema de saúde pública de caráter mundial. E, nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 08 horas, no Lago das Rosas, cerca de 40 pacientes do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) do Hospital Alberto Rassi – HGG participarão de atividades de combate à doença, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, comemorado neste sábado, 11.

Logo às 08 horas, os presentes terão dicas preciosas sobre alimentação saudável com a nutricionista do Programa, Suzana Borginho. Em seguida, a paciente Tamara Milene Garcia, de 37 anos, que realizou a cirurgia bariátrica no final de 2013 e já eliminou 50 quilos, dará seu depoimento àqueles que ainda aguardam pelo procedimento. “A Tamara está com uma alegria radiante. O grande sonho da vida dela foi realizado e hoje ela é uma pessoa otimista e que se valoriza. A palestra dela será, sem dúvidas, motivadora”, informa a enfermeira do Programa, Graziela Freire Cavalcante.

Ainda durante a manhã, o fisioterapeuta e educador físico Maurício Farias dará uma aula sobre alongamento e convidará os participantes para uma pequena caminhada. Ao final do evento, os participantes receberão ainda kits de alimentação saudável, contendo barras de cereais, frutas e sucos.

Ainda nesta sexta-feira, o cirurgião bariátrico Juarez Távora realizará uma cirurgia bariátrica em Ilza Rosa Barbosa, de 42 anos, que tem o Índice de Massa Corporal (IMC) em torno de 63, considerado o mais alto atendido desde a reestruturação do PCCO, em 2013. Internada há pouco mais de um mês, a paciente que chegou a pesar 200 quilos, já se considera vitoriosa com os atuais 176 kg. “Eu e meu esposo estamos muito felizes com a cirurgia. Era algo que esperávamos há algum tempo, pois estava e ainda estou debilitada por conta do peso. Finalmente esse dia chegou. Não tenho dúvidas de que eliminarei peso com saúde e serei uma pessoa mais feliz e realizada”, ressalta.

PCCO
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no próximo ano, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. No Brasil, para se ter uma ideia, quase metade da população já está acima do peso e sofrendo as consequências da obesidade.

O Hospital Alberto Rassi – HGG, exercendo seu papel em prol da sociedade, reestruturou em 2013 o PCCO, sendo o único hospital da rede pública de Saúde a oferecer o tipo de tratamento. Ele é direcionado a pacientes com obesidade grau III, ou seja, àqueles que possuem o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40. O atendimento multidisciplinar e integral é realizado por uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas. A equipe tem ainda o apoio de médicos cardiologistas e pneumologistas e conta com o respaldo de todas as demais especialidades do Hospital.

A cirurgia bariátrica é a última alternativa do tratamento. O paciente é considerado pronto para ser operado quando consegue emagrecer, de forma saudável, a quantidade de quilos estipulada pela equipe médica. Após o procedimento cirúrgico, não se desliga do Hospital. É orientado a participar dos encontros mensais.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700