Goiânia, 18 de novembro de 2017    




Notícias

(15/10/2014) Qualidade de vida é abordada durante Semana de Prevenção a Acidentes

Diversas ações foram realizadas entre os dias 6 e 10 de outubro para alertar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho

Qualidade de vida dos colaboradores. Este foi o principal tema trabalhado pelas comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipa) durante a Semana de Prevenção de Acidentes (Sipat). Realizadas em todos os postos de trabalho do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e também no Hospital Alberto Rassi entre os dias 6 a 10 de outubro, as atividades abordaram a importância de cuidar da saúde física e mental, e atitudes a serem adotadas para ter uma vida mais saudável e com qualidade.

Todos os postos de trabalho participaram das ações deste ano: Sede Administrativa, Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, Central de Processamento de Dados, Central de Informática, Complexo Regulador, HGG e agora também o Ciams Novo Horizonte . Na abertura do evento, dia 6, os colaboradores participaram de uma palestra sobre primeiros socorros. No segundo dia, todos assistiram a uma representação teatral com a temática “Saúde e Qualidade de Vida”, que mostrou uma personagem de autoestima elevada e que gosta de cuidar da saúde. No terceiro dia de atividades, os colaboradores se exercitaram com um educador físico e participaram da ginástica laboral.

Os efeitos do álcool no organismo divertiu quem participou do quarto dia da Sipat, já que todos puderam experimentar óculos especiais que distorciam a imagem e imitava a visão de alguém embriagado. Por fim, a semana de atividades foi encerrada com uma peça teatral sobre saúde mental do trabalhador. O texto da representação, que trouxe um médico psiquiatra e uma paciente estressada com o trabalho, explicou de forma dinâmicas as maneiras de se manter longe da depressão.

Este ano, as Cipas do Idtech e do HGG contaram com a colaboração do Serviço Social do Comércio (Sesc) para a realização da Sipat, e todas as ações foram realizadas em conjunto. Itelma Rosa da Silva, que é assistente social e responsável técnica do Sesc, explica que é comum o colaborador se dedicar muito tempo ao trabalho, o que dificulta momentos de lazer e aprendizado. “Falar um pouco sobre saúde no ambiente de trabalho contribui muito com esse trabalhador que não tem tempo para fazer uma atividade, ter um lazer, ou mesmo fazer um curso. A gente traz as orientações até eles”, comenta.

Guilherme Fontana, de 22 anos, é agente de atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, e participou de todas as atividades da Sipat. Ele conta que já foi membro da Cipa de outra empresa onde trabalhou, e que se surpreendeu com a atuação da Comissão do Idtech. “A melhor Sipat que participei foi essa. Foi bem proveitoso porque as palestras foram bem dinâmicas e os palestrantes carismáticos, então eles conseguiram passar muito bem as orientações.”

Raul Antônio Santos, 25 anos, é colaborador da Central de Processamento de Dados (CPD) e participou do quarto dia da Sipat, quando o alcoolismo foi tema. De acordo com ele, os óculos especiais foi uma forma divertida de orientar os colaboradores para os cuidados com a saúde. “Eu achei que poderia ter um tempo maior para participar. Gostei tanto, que achei pouco. É importante ações assim para conscientizar e alertar as pessoas para os perigos que algumas atitudes causam a nossa saúde”, disse.

Presidente da Cipa do Idtech, Marília Jardim, avalia todo o evento de forma positiva. De acordo com ela, a parceria com o Sesc foi fundamental para o alcance dos objetivos da Sipat, já que os profissionais preparam um cronograma que atendeu bem as necessidades dos colaboradores de todos os postos de trabalho. “A gente percebeu que os nossos objetivos foram alcançados, já que tivemos muitas interações e grande participação dos colaboradores. As nossas expectativas foram alcançadas”, completou.

HGG
No Hospital Alberto Rassi – HGG a SIPAT deste ano também rendeu bons comentários. O diretor administrativo da unidade, Alessandro Purcino, participou da atividade de quarta-feira, que tratou dos efeitos do álcool no organismo. “Achei uma atividade bastante interessante e diferente e que envolveu vários outros participantes. O uso do óculos é bastante realista, pois por mais que você saiba que a linha estava delimitada no chão, a projeção do óculos a distorce e é impossível seguir a linha”, conta.

Joalba Marques, que atua na Central Humanizada de Internação, e também é membro da CIPA do HGG, fez questão de participar e motivar os demais colaboradores durante a semana. “Passei de departamento em departamento convidando os colaboradores a participarem das atividades. Algumas pessoas que convidamos foram um pouco desanimadas, mas depois da ginástica laboral, por exemplo, voltaram super animadas e fazendo o compromisso de colocar a atividade como rotina”,

Para a gerente de Segurança e Medicina do Trabalho, Roberta Moura, a parceria realizada com o Sesc foi de grande valia. “Os próprios colaboradores vinham até o SESMT perguntar quando o educador físico iria ao departamento ensinar exercícios laborais e também as outras atividades que foram propostas. É satisfatório ver que houve grande interesse pelo evento. Esperamos que nosso próximo ano a parceria seja mantida para que estejamos cada vez mais próximo do profissional que atua no hospital”, pontua.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700