Goiânia, 29 de junho de 2017    




Notícias

(10/10/2014) Ação em comemoração ao Outubro Rosa leva patologista ao Ambulatório do HGG

Na quinta-feira, 09 de outubro, o patologista Cláudio Amorim esclareceu as dúvidas dos presentes sobre o câncer de mama

Os pacientes que aguardavam consultas ou exames no Ambulatório de Medicina Avançada – AMA do Hospital Alberto Rassi – HGG puderam na tarde desta quinta-feira, 09 de outubro, sanar todas as dúvidas existentes sobre o câncer de mama. A ação foi realizada em parceria com a Gerência da Saúde da Mulher, que disponibilizou o médico Cláudio Amorim, para uma palestra. Também foram distribuídos panfletos informativos sobre a doença. O evento contemplou as atividades da campanha Outubro Rosa.

“O câncer de mama é uma doença muito grave, mas que tem cura. Infelizmente nós brasileiros não temos a cultura de prevenir doenças, mas sim de tratar. Precisamos mudar isso, principalmente no que se diz respeito ao câncer de mama. Nele, a prevenção é, sem dúvidas, o melhor remédio”, explicou o patologista aos presentes.

Mesmo que ainda tímidos, os pacientes, aos poucos, iam expondo seus questionamentos. “O que é a mastectomia e em quais casos ela é indicada?”, perguntara uma paciente. “A mastectomia preventiva é uma cirurgia de prevenção, na qual são retirados locais pontuais na mama onde podem acontecer a formação de tumores. Esse procedimento é indicado para mulheres que possuem alto risco para o câncer de mama, como as que já possuem histórico da doença na família”, esclareceu Cláudio.

Maria das Graças Neto, de 65 anos, acompanhava uma consulta do filho e aproveitou o tempo que tinha para saber mais sobre a doença. “Eu estava pensando que tinha um nódulo no seio, mas Graças a Deus é apenas uma gordura. Todos os anos faço a prevenção e o exame de mamografia. Não brinco com a saúde”, contou a aposentada.

Quem também gostou e participou da palestra foi a colaboradora do Ambulatório Maria Aparecida Barbosa da Silva. Para ela, ações de cunho educativo para a população é o melhor caminho para a prevenção de doenças. “Acho super importante essas palestras. Sempre faço questão de participar porque se trata da saúde, devemos ficar em alerta”, contou.

Outubro Rosa
O Hospital Alberto Rassi – HGG entendendo seu papel na sociedade como unidade de tratamento e também de formação de multiplicadores, também aderiu a campanha. Com a fachada iluminada na cor rosa, o HGG colocou um enorme painel lembrando a importância da prevenção da doença. E nesta quinta-feira, os colaboradores também entraram no ritmo e foram exercer suas atividades diárias vestidos de rosa.

Câncer de mama
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. O sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:

-inchaço em parte do seio;
-irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
-dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
-vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
-saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
-caroço nas axilas

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700