Goiânia, 20 de agosto de 2017    




Notícias

(21/10/2014) Paciente que trata de artrite reumatoide há 10 anos dá seu depoimento a usuários do AMA

Nilda Morais de Rezende falou nesta segunda-feira, 20 de outubro, sobre como é o convívio com a doença

O Ambulatório de Medicina Avançada – AMA do Hospital Alberto Rassi – HGG foi palco nesta segunda-feira, 20 de outubro, de palestra sobre a artrite reumatoide, ministrada pela reumatologista Fábia Mara Gonçalves Prates de Oliveira. Oss usuários puderam tirar dúvidas sobre a doença que se não for diagnosticada a tempo, se torna irreversível.

Quem teve o diagnóstico precoce e evitou ter perdas funcionais foi Nilda Morais de Rezende, de 43 anos. A moradora de Santa Rita do Araguaia, no interior do Estado, faz o tratamento da doença há 10 anos no HGG. Além de Fábia, Nilda também foi paciente de Antônio Carlos Ximenes, especialista em doenças reumáticas. “No início, eu sentia muitas dores nas mãos e nas juntas do tornozelo. Não conseguia nem escovar os dentes, pentear o cabelo ou até mesmo pegar um copo d’água. A dor era tanta que eu pensava que ia morrer. Graças a Deus comecei o tratamento e hoje estou bem e sem nenhuma limitação”, conta.

Maria Alzira de Castro, de 62, que acompanhava o filho em uma consulta, se atentou para a palestra, principalmente quando a reumatologista descreveu os sintomas da artrite reumatoide, que ela diz sentir, e garantiu que irá procurar um especialista o quanto antes. “Tudo isso que ela falou de dores intensas, inchaço, rigidez e inflamações nas articulações eu tenho sentido. Acho que até estou brincando com a saúde em sempre deixar para depois. Agora vi que é realmente sério”, pontuou.

Segundo a reumatologista Fábia Mara, a doença afeta em média 1,5% da população mundial e é mais incidente em mulheres. “Não existe um exame específico que diagnostique a doença, mas existem vários outros que confirmam o diagnóstico e permitem fazer o monitoramento da doença”, explicou.

Artrite x Artrose
Apesar de serem doenças distintas, algumas pessoas ainda as confunde, uma vez que elas possuem sintomas semelhantes. Enquanto a artrite é caracterizada por um processo inflamatório nas articulações, a artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700