Goiânia, 20 de julho de 2017    




Notícias

(23/10/2014) Mapa da fome, preço dos alimentos e alimentação escolar são discutidos em evento

Temáticas foram abordadas durante o Seminário “Preço dos Alimentos – da crise à estabilidade”, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (CONESAN)

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (Conesan-GO) promoveu na última quarta-feira, dia 22, o Seminário “Preço dos Alimentos – da crise à estabilidade” para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. O evento, que foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro), teve como parceiro o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), e o apoio do Movimento Nós Podemos Goiás.

Um dos temas debatidos durante o evento e que contempla o primeiro objetivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi o Mapa Mundial da Fome, cujo país deixou no ano de 2014. Leonor Pacheco, que é professora da Universidade de Brasília e trabalha no Departamento de Saúde Coletiva da instituição, conduziu a palestra sobre a temática. De acordo com ela, os índices de desnutrição crônica caíram pela metade entre os anos de 1996 e 2006 no Brasil. “Nós atingimos o que previa os Objetivos do Milênio. Estamos entre os poucos países que conseguiram bater essa meta”, disse.

Além de Leonor, outros especialistas ministraram palestras sobre assuntos ligados à alimentação. Fernando Gaiger, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), falou aos convidados sobre os preços dos alimentos, o que depende da política interna do país. “Não existe estabilidade dos preços quando falamos em alimentos”, frisou Gaiger. Já para falar sobre a alimentação escolar, o Conesan convidou Bianka Moraes, gerente de Merenda Escolar da Secretaria de Estado da Educação, que falou sobre os avanços e desafios ainda persistentes em Goiás.

Sandra Costa, que é membro do Conselho e gerente do Serviço Social do Idtech, participou do evento e avalia de forma positiva tudo que foi discutido. De acordo com ela, as temáticas foram produtivas e os palestrantes conseguiram sanar as dúvidas de quem esteve presente. “Essa questão da alimentação é muito importante. Além disso, o seminário foi de grande valia para divulgarmos o Nós Podemos Goiás e distribuir os nossos materiais informativos”, avaliou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700