Goiânia, 19 de novembro de 2017    




Notícias

(30/10/2014) Novembro Azul: urologista esclarece dúvidas sobre câncer de próstata

Nesta segunda-feira, 03 de novembro, os usuários do Ambulatório do HGG poderão acompanhar palestra com o urologista Newton Brenner. Comemorações ao mês também contam com eventos sobre o diabetes e sexualidade

Se o Outubro é Rosa, o Novembro é Azul. E dando início às comemorações do mês que faz um alerta sobre a saúde do homem, os usuários do Hospital Alberto Rassi - HGG poderão acompanhar nesta segunda-feira, 03 de novembro, a partir das 14 horas, uma palestra sobre câncer de próstata com os urologistas Newton Brenner e Wagner Ruiz Gil, ambos da Sociedade Brasileira de Urologia Seção Goiás. Como apoio à campanha, a unidade está com sua fachada iluminada na cor azul.

Com a estimativa de ser diagnosticado em 68 mil e 800 homens, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de ¾ dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Os fatores de risco incluem a idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e hábitos alimentares como dietas ricas em gordura e pobres em verduras, vegetais e frutas. “É super importante levar dados assim a conhecimento da população. Doenças como o câncer em geral merecem total atenção da sociedade, uma vez que vitimam cada vez mais pessoas no mundo”, comenta o urologista Newton Brenner.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado pode meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, o paciente é submetido à uma biópsia para averiguar se o tumor é maligno ou não. “Uma vez diagnosticado com tumor maligno, o paciente precisa ser submetido a outros exames para ver o tamanho do mesmo e também se ocorre ou não a metástase”, explica.

O tratamento do câncer de próstata varia de acordo com o tamanho e a classificação do tumor. Podem ser realizados procedimentos como protatectomia radical, que é a remoção cirúrgica da próstata, a radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Novembro
E as atividades do mês de novembro não param por aí. Também está previsto um mutirão de cirurgias específicas para o público masculino, assim como foi realizado no ano passado, por meio do Serviço de Urologia.

No dia 14 de novembro o Hospital Alberto Rassi em parceria com o Instituto de Assistência e Pesquisa em Diabetes (IAPD), montará com uma tenda no Parque Vaca Brava, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, com serviços gratuitos à população.

Por fim, de 16 a 21 de novembro, toda a população é convidada a participar do evento que tratará sobre a sexualidade. Com uma tenda montada na Praça do Bandeirante, profissionais do Núcleo Interdisciplinar de Orientação em Sexualidade (NOIS) estarão à disposição para tirar dúvidas sobre o tema.

Agende-se!
O quê: Início das atividades do Novembro Azul - palestra sobre câncer de próstata
Com quem: Urologista do HGG Newton Brenner e presidente da Sociedade de Urologia, Wagner Ruiz Gil
Onde: Ambulatório do HGG
Horário: 14 horas

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700