Semana da Qualidade é encerrada com palestra sobre segurança do paciente



Durante a semana, os colaboradores do HGG puderam compartilhar experiências e discutir processos da acreditação hospitalar

Os colaboradores do Hospital Alberto Rassi – HGG tiveram uma semana bastante produtiva. Isso porque entre os dias 05 e 07 novembro foi realizada a primeira Semana da Qualidade da unidade.

Durante os dias, os participantes puderam assistir filmes, conferir a exposição, participar de mesas redondas e trocar experiências sobre a qualidade e também sobre os processos e procedimentos implantados para a conquista da acreditação hospitalar.

A programação da Semana da Qualidade 2014 foi encerrada com a palestra sobre segurança do paciente, com Maria Inês Pinheiro Costa, coordenadora de Segurança do Paciente da Gerência de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado da Saúde. “Quando começamos a trabalhar com qualidade, passamos a ter outra visão. Já não é mais normal ter úlcera por pressão, por exemplo. Coisas que víamos diariamente passaram a ser vistas esporadicamente. Algumas pessoas se questionam porque uma unidade de saúde tem a acreditação e a outra não. É preciso lembrar que a qualidade é algo visto sob vários aspectos. A qualidade é uma mudança de cultura e uma questão de sobrevivência para a saúde”, pontuou.

Quem viu a transformação da área da Saúde foi Maria de Lourdes Bezerra Tavares, de 68 anos. Há 30 anos ela atua no serviço público e há cerca de 15 contribui com as melhorias do HGG. “Eu vi a qualidade ser implantada na Saúde. Vi a transição de mudanças de procedimentos. Acho tudo isso fantástico, principalmente para os pacientes, que contam com um serviço digno”, completa a colaboradora que atualmente trabalha na Nutrição do HGG, que já atuou na Superintendência Leide das Neves (SuLeide) e que é formada em Serviço Social e Técnica em Enfermagem.

Para Valéria de Souza, gerente da Nutrição da unidade, a Semana da Qualidade foi uma oportunidade para engajar ainda mais os colaboradores a buscarem sempre a qualidade total. “Uma instituição que tem como partícipes da qualidade seus colaboradores, o planejamento estratégico se torna uma rotina e a tendência é que a excelência na realização dos serviços seja uma certeza e não mais uma possibilidade”, finalizou.

A coordenadora do Comitê da Qualidade, Cristina Bernardes, acredita que a capacitação é uma forma de apoiar a prática cotidiana nas respostas aos enfrentamentos de rotina. “Não basta recrutar os melhores. É preciso manter os colaboradores sempre atualizados. E essa foi a grande missão da Semana da Qualidade. O compromisso com a qualidade do atendimento, bem como com a formação dos colaboradores impulsiona de forma permanente os serviços do HGG”, completa.

Comitê da Qualidade
O Comitê da Qualidade permanece com o cronograma de reuniões semanais e com as auditorias internas para acompanhamento das metas de Manutenção da Certificação. Além disso, a partir de agora, os colaboradores poderão acompanhar todas as atividades realizadas pelo Comitê, por meio do boletim “Qualito Informa”, que será distribuído mensalmente.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS