Goiânia, 20 de julho de 2017    




Notícias

(11/11/2014) Movimento Nós Podemos Goiás participa do 4º Encontro Nacional

Evento que foi realizado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, reuniu representantes de todo o país. Comemoração de 10 anos do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável marcaram os debates

O Movimento Nós Podemos Goiás participou entre os dias 3 e 5 de novembro do 4º Encontro Nacional do Movimento pela Cidadania e Solidariedade, realizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento reuniu cerca de 300 participantes dos núcleos estaduais e municipais do Movimento, além de representantes do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), e de parceiros da iniciativa privada.

O Encontro serviu para comemorar os 10 anos de atuação do Nós Podemos, e também para que os membros do Movimento compartilhassem experiências e estratégias para 2015, com a nova agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação abordou painéis de discussão sobre variados temas dentro do Movimento, apresentação de projetos desenvolvidos pelos núcleos e os resultados, e atividades em grupo para estimular a interação e o planejamento do próximo ano.

Dentre os projetos desenvolvidos pelos núcleos estaduais, quatro estados da federação foram selecionados para apresentarem suas experiências aos presentes, e Goiás foi um deles. O coordenador do Núcleo Goiano e Articulador Regional do Centro Oeste no Colegiado Nacional, Alex Lima, falou da dificuldade inicial encontrada quando assumiu o Nós Podemos Goiás e adotou como estratégia a conscientização das Instituições que faziam parte do movimento. De acordo com ele, uma das maiores conquistas foi a participação efetiva do poder público no Movimento, sobretudo na área da Saúde. “O Idtech, como Instituição âncora passou a valorizar os ODMs em todas as suas ações, inclusive na gestão de uma unidade hospitalar pública. A nossa Organização fez uma revolução em pouco mais de dois anos de administração, e hoje o Hospital Alberto Rassi é acreditado pela ONA”, comentou.

Jorge Chediek, representante residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, participou da abertura do Encontro e destacou o papel do país na implementação dos ODM. “O país mostrou um compromisso político forte. Este engajamento do setor público, incorporando a participação ativa do setor privado e da sociedade civil é a receita deste Brasil mais justo”, afirmou Chediek.

No primeiro dia do evento, as temáticas discutidas foram a política de participação social e a trajetória do MNCS, e uma mostra sobre ações bem sucedidas dos núcleos ODM em todo o país. Já no segundo dia do encontro, as relações exteriores do Movimento, e a Agenda Pós-2015, estratégias, organização e funcionamento dos ODS marcaram o debate. Para encerrar o evento, no terceiro dia os participantes participaram de uma ampla discussão sobre a composição dos colegiados.

Odilon Faccio, que é secretário executivo nacional do MNCS, avalia positivamente o evento. De acordo com ele, este é o maior encontro realizado pelo Movimento até agora, sobretudo por envolver categorias que antes não haviam participado, como representantes de causas indígenas e jovens. “Estamos satisfeitos com o sucesso do evento, mas também saímos daqui carregados de responsabilidades para o próximo ano com os ODS. Não será fácil, o Brasil terá que fazer bem o seu dever de casa”, pontuou.

A oficial de fortalecimento municipal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute, agradeceu aos participantes por contribuírem com os debates realizados durante os três dias do evento. “Vocês que defendem o desenvolvimento e os direitos humanos, e que lutam para um mundo cada vez melhor são o coração do nosso trabalho. É um grande prazer para nós acompanhar todos os anos este encontro. Cada vez estamos gerando mais resultados, ideias, debates e avanços, e tudo isso converge para o andar desse país.”


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700