Goiânia, 24 de junho de 2017    




Notícias

(17/11/2014) Jornada Científica reúne representantes da medicina durante abertura

Evento reuniu também figuras políticas, colaboradores, e profissionais da área da saúde. Além da solenidade de abertura, uma palestra com o professor emérito da Universidade Federal de Goiás, Celmo Celeno Porto, deu a largada para a Jornada

Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 13, a abertura da Jornada Científica do Hospital Alberto Rassi – HGG 2014 (JOCHAR). A solenidade foi marcada pela presença do secretário de Estado da Saúde, Halim Girade, da superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o Sistema Único de Saúde, Meire Incarnação, e outros representantes do poder público. Na ocasião, foi realizada também uma palestra com o conceituado professor emérito do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Celmo Celeno Porto.

O diretor de Ensino e Pesquisa da unidade hospitalar, Marcelo Rabahi, falou em discurso sobre o estímulo que a JOCHAR gerou em todos os colaboradores envolvidos na organização. Segundo ele, o objetivo do evento não é apenas promover conhecimento aos médicos e residentes do hospital, mas também melhorar a qualidade do serviço que é ofertado para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é uma experiência que será acumulada ao longo da nossa carreira. Esse embrião que iniciamos de forma tímida, está ganhando corpo. Prova disso é o lançamento de um livro escrito por nossos próprios profissionais” disse.

Coordenador da Comissão de Residência Médica do HGG, Américo Silvério, falou da importância da jornada para os médicos residentes da unidade. Ele explicou que esses profissionais conduzirão a medicina em Goiás no futuro, e por isso a necessidade de investir em eventos como a JOCHAR 2014. “Tenho certeza que daqui algum tempo nossos residentes estarão caminhando sozinhos, sem o nosso apoio. Estamos começando hoje com uma semente, e logo colheremos bons frutos. Sejam todos bem-vindos a Jornada Científica.”

Em seu discurso, o secretário de Estado da Saúde, Halim Girade, agradeceu o convite para participar da abertura da JOCHAR 2014. De acordo com ele, é um prazer entrar no HGG e ver o nível de qualidade do serviço ofertado, que pode ser comparado ao de instituições privadas por todo o país. “O que aconteceu na área da saúde nesse Estado foi uma imensa revolução. Foi necessária uma decisão política muito forte para promover essa mudança. Todos os goianos tinham vergonha dessa unidade aqui, faltava quase tudo, tínhamos apenas o esforço dos servidores. Mas, com coragem conseguimos mudar a realidade”, completou.

Palestra
A abertura da JOCHAR foi marcada também pela palestra “Renascimento da Clínica”, ministrada pelo professor emérito do curso de medicina da UFG, Celmo Celeno Porto, que foi recém nomeado membro honorário da Academia Nacional de Medicina. Cardiologista e autor de várias publicações científicas, o convidado contou um pouco sobre a história e desafios da profissão.

Celmo Porto expôs alguns métodos utilizados antigamente pelos médicos, a influência da segunda guerra mundial na profissão, a chegada da tecnologia e outras curiosidades a respeito. Ele abordou ainda a necessidade de uma boa relação do médico-paciente. “Caso não exista um bom relacionamento isso pode ter efeito contrário ao placebo, que é o nocebo”, disse. Além disso, o médico falou da satisfação de retornar ao HGG. “Está sendo maravilhoso voltar neste hospital depois de 30 anos, e ver como ele cresceu, como ele melhorou”, elogiou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700