Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(18/11/2014) Idtech e HGG participam de seminário sobre tabagismo

Evento organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde abordou programas de controle e legislação antifumo

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e do Hospital Alberto Rassi – HGG participaram na última quinta-feira, dia 13 de novembro, do seminário “Suvisa na efetivação da Lei Antifumo”, promovido pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento abordou os programas de controle do tabagismo e a nova legislação sobre ambientes livres e propaganda de tabaco.

A gerente de vigilância epidemiológica de doenças não contagiosas da SES, Magna Maria de Carvalho, explicou aos participantes que o fumante absorve cerca de 5 mil substâncias químicas diferentes. Já os fumantes passivos, de acordo com a gerente, absorvem três vezes mais nicotinas e 50 vezes mais substâncias cancerígenas. “A intenção desse seminário foi justamente ampliar o conhecimento da comunidade sobre os riscos do o hábito de fumar. A medida que a gente consegue diminuir o uso do cigarro, a indústria consegue novos adeptos.”

A nova legislação do uso do cigarro em ambientes fechados e que regulamenta a propaganda foi tratada pela especialista Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Patrícia Castello Branco. A nova legislação, segundo ela, é mais clara quanto à utilização do tabaco em locais públicos. “Por muito tempo os donos de estabelecimentos faziam uma interpretação incompleta da Lei. Por exemplo, permitia-se que a pessoa fumasse no local fechado e colocava-se um exaustor para puxar a fumaça. Mas, sabemos que isso não funciona.”

Marília Jardim, presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) do Idtech participou do evento. Ela avalia positivamente as palestras e profissionais ministrantes. “Foi muito produtivo, e um tema que nós da Cipa nunca tínhamos participado de debates. Com certeza seremos multiplicadores das informações e conhecimento adquiridos durante o seminário”, comenta.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700