Goiânia, 22 de setembro de 2017    




Notícias

(21/11/2014) Hemocentro e HGG promovem coleta de sangue ao som do rock

Evento neste sábado, dia 22, abrirá Semana do Doador de Sangue e contará com bandas e apoio dos clubes de motociclistas de Goiás

Interessados em doar sangue poderão praticar este ato de solidariedade ao som de bandas de rock and roll, neste sábado, dia 22 de novembro, das 9 às 14 horas, no Hospital Alberto Rassi - HGG. Trata-se de um evento especial do Hemocentro de Goiás em parceria com o Idtech, que abrirá a Semana do Doador de Sangue. Os principais clubes de motociclistas do Estado estarão presentes, mostrando que além de aventureiros, são companheiros com aqueles pacientes que precisam de ajuda para continuar na estrada.

Já são nove motoclubes confirmados para o evento no HGG, onde são esperados cerca de 200 motociclistas, além de outros grupos que aderiram à ideia, como o Clube da Flor de Lis, que reúne escoteiros. A confraternização ocorrerá na recepção do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), que terá seu espaço aproveitado para uma estrutura provisória de coleta de sangue composta por cadastro, pré-triagem, entrevista, sala de coleta e outra para o lanche.

Para a coordenadora de coleta do Hemocentro de Goiás, Katiuscia Freitas, o evento envolvendo os motociclistas ajudará a quebrar preconceitos sobre os doadores de sangue. “Muita gente acredita que pessoas com tatuagem por exemplo não podem doar. Mas podem, desde que tenha sido feita em um período superior a um ano”, explica. São outros requisitos para a doação: ter acima de 50 quilos, ter até 69 anos e gozar de boa saúde.

O Hemocentro de Goiás, ao abastecer os hospitais públicos do Estado, entre eles o HGG, precisa constantemente de doações. De acordo com a chefe do Serviço de Hematologia, Yana Rabelo, o HGG precisa de cerca de 400 bolsas de sangue por mês para a realização de cirurgias, para a terapia intensiva ou mesmo para tratamento clínico. Todos os pacientes estão sujeitos a transfusão de sangue. E este é um tipo de material exclusivamente humano, que não existe para comprar ou qualquer outro substituto”, explica a médica.

Semana do Doador
Além da atividade no HGG, a Semana do Doador de Sangue continuará até o sábado seguinte. O Hemocentro fará um evento com homenagens especiais aos doadores que comparecerem no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700