Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(24/11/2014) Programa de saúde bucal de Goiás recebe reconhecimento em São Paulo

Cirurgião bucomaxilofacial Fernando Almas de Carvalho representará o Hospital Alberto Rassi - HGG em cerimônia organizada pela Editora Abril, que premiará os melhores projetos realizados por cientistas e profissionais da Saúde do País

Goiás está entre os três finalistas do Prêmio Saúde! da Editora Abril, que reconhecerá os principais projetos de quem luta e trabalha por um Brasil mais saudável. Na próxima terça-feira, dia 25 de novembro, o cirurgião bucomaxilofacial Fernando Almas de Carvalho e a psicóloga Rogéria Cassiano representarão o Hospital Alberto Rassi - HGG, unidade da rede estadual de saúde, na solenidade de premiação, que ocorrerá em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake. A iniciativa que ficou entre as três melhores na categoria Saúde Bucal trata-se do Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface), que quadruplicou o acesso dos usuários às cirurgias bucomaxilofaciais em um ano.

Estão concorrendo com o projeto goiano iniciativas do estado do Paraná e São Paulo. Para a diretora de redação da Revista Saúde!, que promove o prêmio, estar entre os três melhores já é uma grande conquista. "Foram nada menos que 90 jurados exigentes que se debruçaram sobre 427 inscrições", explica. Fernando Almas, que é coordenador do Proface, e Rogéria Cassiano, diretora multidisciplinar do HGG, estão ansiosos para o resultado final, que será divulgado apenas na solenidade de premiação. "O hospital, sob nova gestão, acreditou que é possível fazer mais com menos e assim, conseguimos atender muito mais pacientes. Foi uma aposta acertada e estamos muito entusiasmados com este reconhecimento", destaca o cirurgião.

Para o paciente Danúbio Nogueira Fernandes, o Proface é digno de ganhar o primeiro lugar do Prêmio Saúde!.Em setembro ele fez uma cirurgia para colocar uma prótese de mandíbula feita em uma impressora 3D e continua seu tratamento para reabilitar seu rosto. "Eu aguardava há três anos por uma cirurgia, até que conheci o Programa. Sofri muito desde o dia que perdi um pedaço da mandíbula até o dia que encontrei o cirurgião Fernando Almas. Você ter um problema no rosto é motivo de preconceito", declarou o publicitário que também é radialista, que lutou contra o câncer.

O mesmo sentimento é da paciente Kelem Milene de Oliveira. A mandíbula dela não se desenvolveu com o seu crescimento, o que deixou o queixo muito para trás. "Já era paciente do HGG, mas com a implantação do Proface tive um atendimento integral e estou muito satisfeita com o tratamento. Posso entrar nos lugares de cabeça erguida", disse a atendente de 27 anos. Ela é só elogios para o cirurgião bucomaxilofacial, Fernando Almas. "Ele me passa muita confiança e isso nos deixa muito a vontade."

O programa
O Programa foi implantado no Hospital Alberto Rassi - HGG em março de 2013 com a proposta de aumentar as vagas para tratamento facial, como a correção de lábios leporinos e de deformidades nos maxilares. Com a iniciativa, a unidade hospitalar conseguiu zerar a fila de espera por cirurgias na face. No primeiro ano do programa, foram realizados 178 procedimentos cirúrgicos, o que significa um aumento de 394%, comparado ao mesmo período do ano anterior, quando apenas 36 cirurgias foram realizadas.

O Proface é fruto de um termo de cooperação assinado por representantes do Ministério Público, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), e Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface). As parcerias garantem atendimento integral, multiprofissional e totalmente gratuito a pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o coordenador do Proface, Fernando Almas, o HGG está apto a tratar qualquer deformidade facial, tanto em nível ambulatorial, quanto hospitalar, de média e alta complexidade em pessoas com mais de 11 anos. Para ser atendido no Programa, o interessado deverá procurar uma unidade básica de saúde, onde será avaliado e posteriormente encaminhado para o HGG.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700