Enfermagem é capacitada para a técnica de Punção Subcutânea e Hipodermóclise



Profissionais das Clínicas Médicas e Cirúrgica participaram do treinamento que abordou formas de hidratação, medicação e controle de dor em pacientes de Cuidados Paliativos

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 3 de dezembro, a capacitação de profissionais da enfermagem do Hospital Alberto Rassi- HGG para a realização da técnica de Punção Subcutânea e Hipodermóclise. O treinamento foi promovido pela seção de Educação Continuada em parceria com a diretoria de Enfermagem. O conteúdo foi divido em três etapas: teorias, avaliação escrita e prática.

A fase teórica da capacitação foi ministrada pela gerente de enfermagem da Clínica Médica, Wagna Teixeira, que representou a unidade hospitalar em um curso ministrado em São Paulo. Durante a sua abordagem, a multiplicadora falou sobre os cuidados paliativos e a contribuição que a Hipodermóclise pode dar para pacientes crônicos. “Para nós que trabalhamos com o Projeto Singular Terapêutico e Cuidados Paliativos, esse é um método barato, seguro e que atende a necessidade dos nossos pacientes, controlando a dor, ajudando na hidratação e medicação”, disse.

Na fase prática, os técnicos, auxiliares e enfermeiros puderam aplicar o método em um pernil de porco, escolhido por ter a pele e musculatura similar à do corpo humano. Ludmilla do Nascimento, que atua na área de enfermagem há cinco anos e há dois meses no HGG, participou e aprovou o treinamento. “O que um enfermeiro busca é o conforto do paciente, e com essa técnica nós vamos chegar bem próximo disso. É preciso tratar a morte com mais naturalidade, principalmente para esses pacientes de Cuidados Paliativos”, comentou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS