Goiânia, 24 de junho de 2017    




Notícias

(12/12/2014) Governo do Estado inaugura centro de informações da saúde

Coordenadores do Idtech e diretores do HGG estiveram presentes em solenidade que ocorreu na quarta-feira, dia 3. O Conecta SUS já está em funcionamento

“Este é um novo momento da gestão da saúde de Goiás” disse o secretário de Estado da Saúde (SES-GO), Halim Antonio Girade durante a inauguração do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. A sala do Conecta SUS foi inaugurada no dia 03 de dezembro, pelo governador Marconi Perillo, com a presença de autoridades do Executivo, deputados estaduais, representantes do Ministério Público, das Organizações Sociais (OS), sociedade civil, diretores dos hospitais estaduais, superintendentes e servidores da Saúde.

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) esteve representado pelos coordenadores José Cláudio Romero e Lúcio Dias Nascimento e o Hospital Alberto Rassi – HGG pelos diretores Alessandro Purcino (administrativo), Natalie Alves (de enfermagem), Rogéria Cassiano (de serviços multidisciplinares), Marcelo Rabahi (de ensino e pesquisa) e Rafael Nakamura (ténico).

“Com as informações e os indicadores de saúde dos 246 municípios goianos e a interação online com os gestores, nós poderemos nos antecipar, checar as causas e definir as estratégias para resolver os problemas de saúde. Com a integração das informações e conectados aos municípios, nosso objetivo é melhorar a vida dos goianos”, explicou Halim Girade sobre o Conecta SUS, salientando ainda que o projeto inédito, concretizado a partir do trabalho de toda uma equipe de servidores da SES-GO, será modelo para o país.

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde monitorará, em tempo real, todas as informações em Saúde do Estado, para subsidiar técnicos a coordenarem, com precisão, atividades, ações e políticas da secretaria. Para exemplificar a interação com os gestores, o governador Marconi Perillo participou de uma videoconferência com o prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura de Siqueira. O prefeito falou sobre as obras do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que estão sendo construídos na cidade. Ele ainda elogiou e parabenizou o grande salto na área da saúde de Goiás com a gestão de Perillo.

As melhorias na área da saúde, especialmente com a gestão das Organizações Sociais nos hospitais estaduais, também foram reconhecidas pelo promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Saúde, Érico de Pina. Segundo ele, o Ministério Público não recebe mais reclamações dos serviços de alta complexidade prestados pelo Estado. O promotor solicitou ao secretário Halim Girade a interação do Conecta SUS com o MP-GO.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helio de Sousa, afirmou que 2011, quando o governador Marconi Perillo propôs o modelo de gestão por OS, foi um divisor de águas para a saúde goiana. Para ele, as mudanças na qualidade dos serviços são unânimes tanto entre a população quanto entre as autoridades. Neste sentido, Helio de Sousa ressaltou o trabalho coordenado pelo presidente do Conselho de Excelência dos hospitais, professor Nion Albernaz, pelo ex-secretário da Saúde Antonio Faleiros e pelo atual secretário Halim Girade. “Goiás é um espelho em saúde pública para o Brasil”, disse o deputado destacando ainda a descentralização que está sendo implementada na saúde com a construção dos AMEs e Credeqs no interior.

O governador Marconi Perillo recebeu dos trabalhadores da saúde uma placa de homenagem agradecendo-o pela valorização da saúde. Ao iniciar seu discurso, Perillo anunciou aos servidores a assinatura da autorização para o pagamento do aumento proposto pelo Plano de Cargos e Remuneração da SES-GO. Segundo o governador, a saúde em Goiás tem características da humanização e, com o Conecta SUS a saúde começa uma nova era. “O Conecta SUS será uma referência para o Brasil, com o objetivo de levar um serviço de saúde cada vez melhor para a população. Já aperfeiçoamos muito a área em Goiás nos últimos anos. Esse passo que damos agora significa uma nova mudança, no sentido de melhorar ainda mais o serviço que prestamos ao povo goiano”, enfatizou o governador de Goiás, dizendo que o quarto mandato representa um grande desafio para tornar o governo útil aos cidadãos.

Certificação ONA
Ainda durante a inauguração foi entregue a dois hospitais do Estado o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o mais importante selo de qualidade da área hospitalar do país. O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) recebeu a acreditação Nível 2, e o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), o Nível 1.

O secretário da Saúde Halim Girade e os representantes das duas unidades e ainda dos hospitais HGG e HDT, também acreditadas, entregaram a Marconi Perillo uma cópia dos certificados da ONA. O HGG foi representado por seu diretor de Ensino e Pesquisa, Marcelo Rabahi.

O governador informou que somente 13 hospitais públicos no Brasil têm o certificado da ONA e que, deste total, quatro são hospitais da rede estadual do governo de Goiás. “Essa certificação legitima o trabalho de qualidade que nós estamos perseverando fazer nas nossas unidades”. Por fim, Marconi informou que autorizou o secretário Halim Girade a iniciar os estudos para a construção da nova sede da Secretaria de Estado da Saúde. Ele se despediu desejando aos servidores um Feliz Natal e um Ano Novo de muito trabalho, pedindo a colaboração de todos para os próximos quatro anos de mandato.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700