Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(02/01/2015) Sarau do HGG encerra programação especial de Natal

Foram dez apresentações e quase 300 músicos que passaram pelo Hospital Alberto Rassi - HGG durante o mês de dezembro. Atrações tiveram como destaque cantatas de natal, músicas populares e instrumentais

Entre os dias 2 e 29 de dezembro, quase 300 músicos passaram pelo Hospital Alberto Rassi – HGG. Com programação diversificada e repertório eclético, o projeto Sarau do HGG levou para pacientes e colaboradores da unidade dez apresentações culturais para comemorar a chegada do Natal e do Ano Novo com muita música, incluindo corais, músicos solos e instrumental.

Formado por 16 pessoas acima de 60 anos de idade, e dois musicoterapeutas, a programação natalina foi aberta pelo Coral da Affego no dia 2 de dezembro. Em seguida foi a vez de Sabah Moraes e Ney Couteiro mostrarem a cultura paraense com ritmos regionais. Fechando a primeira quinzena do mês, os pacientes e colaboradores assistiram no dia 8 e 9 de dezembro ao espetáculo da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e o Coral Pequenas Vozes, respectivamente. “Está comprovado cientificamente que a música fortalece a alma e faz com que a imunidade do paciente que está internado no hospital aumente significativamente. Tudo isso aliado ao tratamento que o paciente recebe aqui no HGG, nós estamos alcançando ótimos resultados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Halim Girade, que acompanhou a apresentação da Orquestra.

Pela quarta vez, pianistas mirins do estúdio Ericka Vilela também foram atração do projeto Sarau do HGG. A apresentação foi realizada no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), onde de forma dinâmica e alternada as crianças tocaram canções natalinas e populares. A menina Juliana Monteiro, de 10 anos, já como uma profissional, emocionou ao tocar piano. “Achei muito bom porque a gente tá trazendo alegria para os pacientes”, disse a jovem pianista. Sua mestre, a pianista Ericka considerou o evento maravilhoso. “A gente chega aqui e tem um astral diferente. É sempre um prazer enorme tocar aqui e as crianças amam”, disse ela empolgada porque na noite havia até recebido um pedido de autógrafo de um paciente.

No domingo, dia 21 de dezembro, foi a vez de Cláudia Garcia e Barbara Falcão levarem o samba para a ala de internação. De quarto em quarto, Cláudia conta que sua apresentação teve duração de mais de quatro horas e, segundo ela, foi uma experiência magnífica. Ela conta que há relatos de pacientes que antes não sorriam, e depois de sua apresentação na unidade eles voltaram a sorrir. “Depois da maternidade, me apresentar no Sarau foi a coisa mais bonita que aconteceu na minha vida. Ainda estou em êxtase pelo contato direto que tive com os pacientes e pelas histórias que ouvi deles”, se emociona.

Acompanhando o Coral Jovens e Adultos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, no dia 19 de dezembro, e posteriormente, a Banda Scala, no dia 22, o maestro Luiz Wagner vê no Sarau do HGG uma forma de divulgar o trabalho dos músicos e ao mesmo tempo levar entretenimento e acalanto às pessoas que estão em tratamento de algum problema de saúde. “O Sarau é um trabalho de grande importância, ficamos emocionados e lisonjeados em participar desse projeto tantas vezes”, disse o músico que já é parceiro da unidade hospitalar.

Pacientes aprovam projeto
A paciente Lucimar Vieira está internada há dois meses na unidade hospitalar. Ela é paciente do Programa de Cirurgia e Controle da Obesidade (PCCO) e assistiu a todas as apresentações especiais de Natal. Lucimar conta que, por diversas vezes, foi assistir aos shows triste e depressiva por causa do problema de saúde e saudade da família, entretanto as apresentações conseguiram animá-la. “É uma ótima diversão para nós, ajuda a entreter os pacientes que estão aqui há mais tempo, como eu”, relata.

Com choro emocionado, a paciente Maria Helena dos Santos, portadora de Chagas, conta que nunca havia visto uma harpa antes. Ela participou do Sarau do HGG comandado por Aline Araújo, em parceria com o violoncelista Felipe Marciano, e a violinista Renata Benfica. “Eu sou uma serva de Deus, e quando ouvi as músicas lindas que eles tocaram, me emocionei muito. Só Deus conhece o que passa no nosso coração, e essas músicas trouxeram muito conforto para mim.”

Confira as apresentações realizadas no mês de dezembro
02/12 - Coral Affego
04/12 - Sabah Moraes e Ney Couteiro
08/12 -Orquestra Jovem Sinfônica de Goiás
09/12 - Coral Pequenas Vozes
16/12 - Recital de Natal Estúdio Ericka Vilela
18/12 - Coral Vozes do Cerrado
21/12 – Cláudia Garcia e Bárbara Falcão
22/12 - Banda Scala
29/12 – Harpista Aline Araújo, violoncelista Felipe Marciano, e violinista Renata Benfica


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700