Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(08/01/2015) Pacientes escolhem a natureza como inspiração para a primeira Oficina de Arte de 2015

Oficina aconteceu na última terça-feira 6 de janeiro e alegrou a tarde de pacientes do HGG

Os encantos da arte tomaram conta do pátio do Hospital Alberto Rassi – HGG na última terça-feira, 6 de janeiro de 2015. Com o tema livre, os pacientes que vivenciam a experiência de artistas plásticos, escolheram a natureza como inspiração. A oficina faz parte do projeto Arte no HGG e desde o início é ministrada pelo artista plástico Alexandre Liah, que é parceiro e orienta os pacientes para a produção de pintura dos quadros.

O pequeno João Pedro, de 7 anos foi o primeiro a começar. Ele fez o desenho dele mesmo e uma paisagem ao redor. Quando indagado para quem iria o quadro, ele foi enfático. “Pra mim, uai. Eu que fiz, tem que ficar comigo”, disse o pequeno arrancando sorrisos dos outros pacientes. Vittor Dorinato, de 18 anos decidiu homenagear a mãe. Fez uma paisagem e colocou no meio do quadro o nome mais importante para ele: Fernanda. “Hoje ela estava muito emocionada. Amanhã vou fazer a cirurgia e ela estava preocupada. Ainda bem que tive a oportunidade de fazer esse presente para ela”, afirmou o jovem.

O aposentado José Bernardo da Silva, de 65 anos chegou dizendo que não sabia pintar e que havia muitos anos que não desenhava. Ele pensava, olhava para o lado, disse que estava sem inspiração. Pediu ajuda, disse que queria desistir, mas logo começou a desenhar. Ao final da oficina, estava muito animado. “Eu gostei da experiência, mas preciso praticar mais”, disse o aposentado que desenhou uma paisagem com árvores, porteira, gramado e uma casa.

A jovem Jeniffer Ferreira disse que quando criança sonhava em ser artista, mas não conseguiu realizar o sonho. Ela pintou um lindo ramalhete de flores vermelhas e ao lado o nome das duas pessoas que irão receber o presente: mamãe e vovó. “Coloquei o nome das duas, mas o quadro vai ficar na casa da vovó. Ela é muito emotiva e tenho certeza que quando entregar, ela vai chorar bastante”, disse. Ela aproveitou para parabenizar a equipe pela iniciativa. “Esse tipo de atividade é muito importante para nós pacientes. Além de ser muito divertido, o tempo passa mais rápido”, finalizou.

As oficinas do projeto Arte no HGG acontecem desde julho de 2014 e é uma parceria entre o hospital e a Escola de Artes Visuais/Secretaria de Estado da Cultura. O parceiro do projeto e artista plástico, Alexandre Liah, disse que sempre quando tem oficina no HGG, ele fica animado. “Posso estar triste ou doente. Quando chego aqui, minha alma renova”, disse em tom de alegria.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700