Goiânia, 24 de setembro de 2017    




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(14/01/2015) HGG divulga resultado da Pesquisa de Clima Organizacional

Com três meses de duração, pesquisa abordou 12 variáveis dentro do Hospital Alberto Rassi – HGG e teve participação de mais de 660 colaboradores. Unidade deve promover meios de melhorias dos pontos criticados

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) realizou no Hospital Alberto Rassi – HGG, entre os dias 23 de setembro e 24 de novembro, a segunda Pesquisa de Clima Organizacional depois que assumiu a gestão da unidade de saúde em 2012. A iniciativa teve como objetivo identificar o nível de satisfação dos colaboradores e buscar melhorias contínuas dos processos de trabalho. A pesquisa foi realizada por meio de questionário online, que contou com 51 questões, e atingiu 660 colaboradores.

Doze pontos foram avaliados com a pesquisa: Ética, imagem do hospital, participação, reconhecimento; estilo de gestão, relacionamento interpessoal, comunicação, treinamento e desenvolvimento, envolvimento e comprometimento, e instalações físicas. Cerca de 80 % das pessoas que responderam às questões relacionadas a estes itens são do sexo feminino, com nível médio de escolaridade. Do total, 420 colaboradores são subordinados à diretoria de enfermagem, correspondendo a 70%.

Entre as variáveis, o item mais bem avaliado pelos colaboradores foi o “Envolvimento e Comprometimento” da unidade, seguido de “Relacionamento Interpessoal” e “Imagem do Hospital”. Além deles, os itens “Instalações Físicas”, “Ética” e “Estilo de Gestão” também foram bem analisados pela pesquisa. Os projetos de inclusão cultural, como o Sarau do HGG e o Arte no HGG também foram citados na avaliação. (Gráfico em anexo)

Já entre os pontos que requerem maior desenvolvimento e atenção da unidade, segundo a opinião dos colaboradores que participaram da pesquisa, estão “Treinamento e Desenvolvimento”, “Benefícios”, “Comunicação”, “Participação”, “Reconhecimento” e “Recrutamento Interno”. De acordo com o resultado da pesquisa, 13% dos colaboradores citam que o hospital deveria oferecer plano de saúde, 10% apontam o Vale Alimentação, 3% desejam Plano Odontológico, e 2% participação na produtividade, auxilio-creche, vale cultura e bolsa de estudos.

De acordo com a diretora de Serviços Multidisciplinares, Rogéria Cassiano, o nível de satisfação dos colaboradores cresceu 11% desde a primeira pesquisa, que foi realizada no ano de 2012, ano em que a Organização Social assumiu a gestão da unidade. Ela explica que o resultado é positivo e apontam números favoráveis. “Lamentamos apenas por ter havido pouca participação do total de colaboradores do hospital, atingimos somente 50% entre os atuantes. Apesar disso, tivemos um resultado bastante satisfatório”, comenta.

Rogéria pontua que os pontos positivos avaliados pelos colaboradores são realmente os que mais têm avançado na unidade, e que as variáveis votadas como pontos a serem melhorados terão um plano de ação para alavancar a qualidade. “Ficamos muito felizes com o nível de satisfação dos colaboradores, e isso só nos motiva a fazer ainda mais. Agora vamos elaborar um plano de ação para trabalharmos os pontos críticos. O que for da governabilidade das gerências, nós iremos capacitá-los, o que não for, vamos repassar para a coordenação executiva.”


Fonte: IDTECH








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