Goiânia, 24 de abril de 2017    




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(22/01/2015) HGG mantém título de acreditação e está rumo ao próximo nível

Nos dias 20 e 21 de janeiro, o Hospital Alberto Rassi foi novamente avaliado e continua atendendo os critérios da acreditação hospitalar. Avaliadores elencaram pontos fortes e afirmaram que unidade já pode trabalhar para conquistar o selo de acreditado pleno

Primeira unidade pública do Centro-Oeste a receber o título de acreditação hospitalar, o Hospital Alberto Rassi – HGG passou por nova avaliação do instituto acreditador credenciado pela Organização Nacional da Acreditação (ONA) nos dias 20 e 21 de janeiro. A equipe de seis avaliadores manteve a certificação nível 1 e afirmou que a unidade já pode se direcionar ao próximo nível, que é de acreditado pleno. Ambiência, humanização, transparência e envolvimento da equipe foram os principais pontos fortes elencados.

O HGG teve cerca de 30 áreas avaliadas pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), credenciado pela ONA para as avaliações. Foram conferidas as evidências que provam as ações voltadas para a segurança do paciente. Entre as centenas de itens avaliados estão a qualidade da água, a conservação dos alimentos, o preenchimento dos prontuários, a comunicação com o paciente, a gestão dos leitos, a correta manipulação dos medicamentos e muitos outros.

Para o líder dos avaliadores, Christian Hart, o Hospital Alberto Rassi impressionou por oferecer a colaboradores e pacientes serviços que normalmente não são oferecidos no sistema público. “É um orgulho ver uma unidade 100% SUS com esta ambiência e humanização. Sem dúvidas merece aplausos e reconhecimento”. Ele ainda destacou o Programa Gestão Cidadã, que oferece diversos canais de comunicação com o usuário e vai além da “caixa de opinião”. “Isso demonstra a transparência e o bom relacionamento com o paciente”, considerou.

O coordenador executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), responsável pela gestão do HGG, José Cláudio Romero, parabenizou a equipe. “O compromisso, dedicação e competência de todos nos permitiram chegar a esses resultados e ainda nos farão chegar mais longe em busca da qualidade e de um SUS melhor para os usuários”, disse.

Como o trabalho não para, a equipe já está se mobilizando para alcançar o próximo nível de qualidade. De acordo com o avaliador Cristian Hart, o HGG deve continuar consolidando as ações para a segurança do paciente e focar no gerenciamento de riscos e mapeamento de processos. “Teremos uma visita de manutenção novamente para daqui oito meses, mas a instituição pode a qualquer momento solicitar uma visita de upgrade, caso sinta que as exigências já foram atendidas”, explica.

Pontos fortes

Ambiência – A qualidade e humanização da estrutura faz uma grande diferença para os colaboradores e pacientes.
Ações de humanização – Projetos especiais, apesar de serem vistos com mais frequência em unidades particulares, são de extrema importância no SUS.
Transparência – No atual cenário em que a corrupção vem à tona, é importante o relacionamento transparente e verdadeiro. O Programa Gestão Cidadã aproxima o usuário da gestão.
Comprometimento com a qualidade – Os colaboradores mostraram seu envolvimento nas melhorias dos processos e da assistência.
Ações sociais – Muitos hospitais trabalham para cumprir metas. No HGG, há uma preocupação social, como por exemplo, converter a venda dos materiais reciclados para a compra de brinquedos no Natal.
Produção científica – Como um hospital-ensino, é de extrema importância a valorização da ciência, que também vai ao encontro da qualidade assistencial. Valorização da produção por meio da publicação de livros.


Fonte: IDTECH






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