Goiânia, 18 de novembro de 2017    




Notícias

(27/01/2015) Reunião discute a importância da identificação do paciente e da notificação de eventos adversos

A reunião do Núcleo de Segurança do Paciente do HGG aconteceu na última sexta-feira 23 de janeiro. Ao todo, 15 profissionais participaram

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Alberto Rassi - HGG promoveu na última sexta-feira 23 de janeiro uma reunião com toda a equipe multidisciplinar do hospital com o objetivo de orientar a importância da identificação correta dos pacientes antes, durante e após os procedimentos. A notificação de eventos adversos nos sites da Vigilância Sanitária e da Organização Nacional de Acreditação (ONA) também foi citada.

Essa reunião acontece mensalmente, mas pela primeira vez teve a presença da equipe multidisciplinar. A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGG, Luciana Motta de Araújo, disse que é importante que as equipes estejam integradas, tanto para a notificação de evento adverso quanto para identificação do paciente.

"Neste treinamento, nós mostramos primeiro que é necessária a identificação correta do paciente até para evitar eventos adversos. Depois mostramos a diferença da notificação do evento no site da Vigilância Sanitária e do site da ONA. Sempre quando acontece um evento adverso, é necessária essa notificação, que normalmente é feita por enfermeiros e que nós estamos orientando a toda a equipe multidisciplinar a ajudar também", disse.

Além disso, a coordenadora lembrou a importância de usar pelo menos dois identificadores dos pacientes, como nome e data de nascimento, por exemplo. Essa identificação facilita na admissão ou transferência para outro hospital, e antes da prestação da assistência.

Segundo a coordenadora, a reunião serviu também para já passar alguns requisitos necessários para o título de acreditação ONA nível 2. "É necessário disseminar a informação dentro do hospital. Nós somos acreditados em nível 1 onde o ponto principal é a segurança do paciente. Precisamos fazer disso um hábito para permanecer na certificação 1 e já aproveitando para incentivar a equipe para que possamos atingir o nível 2", enfatizou.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700