Goiânia, 18 de outubro de 2017    




Notícias

(02/02/2015) Idosos participam de edição especial do Solidariedade.ponto.com

Ação, que foi realizada no Solar Colombino Augusto de Bastos para quase 60 idosos, aconteceu em alusão ao Dia da Solidariedade

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promoveu nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, edição especial do projeto Solidariedade.ponto.com. Realizado no Solar Colombino Augusto de Bastos, abrigo que atende 54 idosos, o evento foi em alusão ao Dia da Solidariedade, comemorado no dia 31. O projeto que leva inclusão digital para entidades filantrópicas parceiras do Instituto, e contou também com um pipoqueiro.

Os idosos ouviram músicas, assistiram à videoclipes e se divertiram em frente à tela dos computadores com o auxílio dos monitores de informática do Idtech. “Foi uma atitude maravilhosa, porque eles nunca haviam mexido com computador, nenhum deles nunca teve acesso as essas tecnologias. Eu acho que eles gostaram muito da presença de vocês aqui hoje”, comentou a administradora do abrigo, Maria Aparecida Alves.

De acordo com a administradora, o Solar Colombino é uma entidade sem fins lucrativos que pertence a Irradiação Espírita Cristã e presta assistência a idosos desde 1970. Ela explica que os assistidos contam com atendimento médico, banheiros adaptados, posto de enfermagem, farmácia, e as alas são dividas em masculina e feminina. “Aqui eles recebem um tratamento especializado e participam de terapia ocupacional. Nós temos um bazar de roupas usadas, bijuterias, artigos de decoração que nos ajuda a manter a casa, e também recebemos várias doações.”

Aos 113 anos de idade, Maria de Lourdes é a mais velha da casa. Ainda lúcida, ela conta está no abrigo desde o ano de 2001, quando foi levada pelo neto há 14 anos. De acordo com Maria, ela recebe a visita da família de vez em quando. Na entidade, conta com a amizadade também da abrigada, Cinésia. “Eu gostei muito de receber a visita de vocês, assim eu tenho companhia para conversar, a gente se sente muito sozinho”, disse.

Denise Volgarini, de 93 anos, está no abrigo há quatro anos. Ela, que é descendente de italianos, pontua que gosta de morar na casa por causa das atividades que faz diariamente, e pelas visitas que recebe. A melhor parte, segundo Denise, é a pintura de panos de prato. “Eu gosto de receber, adoro conversar, participar das coisas. Eu sou feliz aqui, tenho muita coisa pra fazer graças à Deus”

Sandra Costa, gerente do Serviço Social do Idtech, disse que valeu a pena realizar o projeto no abrigo. Ela explica que sentiu uma grande carência de atenção nos idosos, e que o que eles mais gostam é ter alguém com quem conversar. “Foi muito produtivo. Acho que chegamos ao nosso objetivo que é fazer com que eles se sentissem vistos pela sociedade”, completou.



Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700