Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(05/02/2015) Artistas plásticos prestigiam a mostra “A imensidão das cores”

Vernissage aconteceu na última terça-feira, 3 de fevereiro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). Dilvan Borges, Manoel Santos e W. Bonnardiny receberam convidados

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), lançaram na última terça-feira, 3 de fevereiro, no Hospital Alberto Rassi – HGG a mostra de estilo naif “A imensidão das cores”, dos artistas plásticos Dilvan Borges, Manoel Santos e W. Bonnardiny. O vernissage reuniu familiares dos artistas expositores, colaboradores, amigos, vários artistas renomados além de representantes do governo.

No Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), a abertura do evento foi realizada pelo diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi, que agradeceu a presença dos convidados, a disponibilidade dos artistas em produzir obras exclusivas e destacou a importância de ações de humanização. “Trabalhamos em um ambiente com desgaste emocional e é muito bom esses eventos que nos permitem recarregar as baterias. Aqui no HGG nós temos a oportunidade de viver a humanização no tratamento aos pacientes e também aos colaboradores”, afirmou.

Dilvan Borges, Manoel Santos e W. Bonnardiny foram até o microfone e estavam bastante emocionados. Manoel Santos, o porta-voz deles, agradeceu a oportunidade de expor as obras no hospital. Porém, ao falar da obra mais especial da exposição produzida para a mãe que faleceu ano passado, caiu em lágrimas. Ele recebeu abraços dos colegas de exposição e também dos amigos que estavam presentes.

O artista plástico Omar Souto parabenizou o HGG. “Goiás deveria ter outros espaços assim. Um hospital que preza pela cultura e humaniza o ambiente. Aqui é maravilhoso. Eu gosto de espaços grandes, paredes largas e aqui eu estou no paraíso”, disse Souto emendando uma gargalhada. Participaram do vernissage Argus Ridan, Brenda Lee, Chico Santos, Helena Vasconcelos, Heloá Moraes, Omar Souto, Rucélia Ximenes, Samira Berigo, Selvo Afonso, Soni-Pin, Rosângela Lopes, entre outros.

A coordenadora da Política Nacional de Humanização em Goiás conhecido como Humaniza SUS, Maria Salette Paulino, ficou impressionada com a iniciativa de levar o mundo das artes para o ambiente hospitalar. ”Saio daqui muito feliz. Esse momento de trazer a cultura não somente para os usuários mas também para os colaboradores é ímpar. O Idtech conseguiu quebrar o paradigma de hospital”, finalizou ela, que visitou também as demais dependências do Ambulatório.

A exposição
Três artistas autodidatas que tem em comum a paixão pela abundância nos detalhes e a vontade de fazer o bem. Manoel Santos é gari durante o dia e a noite usa o tempo para pintar as telas. Ele utiliza a diversidade como principal vertente. Prioriza os animais em situações divertidas e com cores fortes passando a ideia de um ambiente ingênuo, quase infantil. Dilvan Borges retrata a piracema, com cardumes nadando rio acima para a desova no período de reprodução. Quem está apreciando a obra e vê a brincadeira das cores tem a sensação de que a imagem está em movimento. William Bonnardiny é autêntico retratando o meio urbano e suas indefinições. Em seu trabalho é possível ver as situações humanas frequentemente convencionais, ricas em cores e texturas, e que exemplifica a alma do povo brasileiro.

A exposição faz parte do projeto inovador Arte no HGG que promove a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, e também usa a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital, contemplando a política de Humanização da unidade. De forma voluntária, artistas expõem seus acervos nos corredores que deixam o hospital mais alegre e interessante. O acervo dos artistas ficará disponível no Hospital Alberto Rassi – HGG até o dia 10 de abril. Esta é a quinta edição do Projeto.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700