Goiânia, 28 de abril de 2017    




Notícias

(10/03/2015) Dia Mundial do Rim é lembrado com ações gratuitas para a comunidade

Nesta quinta-feira, 12 de março, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove campanha com orientações médicas, análise de urina e testes de diabetes. A ação acontece entre às 9 e 17 horas

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove nesta quinta-feira, dia 12 de março, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) a campanha “Rins Saudáveis”. Entre 9 e 17 horas serão oferecidas orientações médicas, análises de urina, teste de diabetes e aferição de pressão arterial. O evento tem como objetivo conscientizar sobre a importância de cuidar dos rins, e adotar hábitos saudáveis de vida.

Em 2014, cerca de 400 pessoas foram atendidas durante a campanha. Neste ano, a meta é superar esse quantitativo e alertar a população para a ingestão de no mínimos dois litros de água diariamente, e também o controle das doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão arterial, diabetes e obesidade), que afetam diretamente a saúde renal.

O participante será atendido por uma equipe composta por 30 profissionais do HGG, entre enfermeiros, biomédicos e médicos. Os interessados farão inicialmente sua inscrição, posteriormente medirá a pressão arterial e identificará o nível de glicemia. Depois passará por uma triagem, quando responderá seis perguntas sobre sua saúde. Caso tenha qualquer fator de risco, será examinada a urina (o HGG disponibilizou dois banheiros químicos para o evento) e os médicos farão a orientação necessária para o caso.

Nefrologia do HGG
A Seção de Nefrologia do HGG é um dos maiores serviços do hospital. Além disso, o hospital é uma das unidades de saúde habilitadas no Estado para a realização de transplantes renais, e em 2014 dois procedimentos foram realizados com sucesso. Um destes casos foi o da paciente Jânia Guimarães, de 32 anos, que realizada o tratamento de hemodiálise há 14 anos. Ela recebeu um rim de um doador de Santa Catarina, que teve morte encefálica depois de um acidente automobilístico.

Curiosidades sobre a Doença Renal Crônica:
• 10% da população mundial têm Doença Renal Crônica (DRC)
• Um a cada cinco homens e uma a cada quatro mulheres com idades entre 65 e 74 anos têm DRC
• Depois dos 40 anos, o indivíduo perde em média 1% ao ano da função renal
• Incidência das DRC é maior em pessoas de mais idade
• 58% dos pacientes são homens.
• Hipertensão (35%), diabetes (30%) e glomerulopatias (12%) são as principais causas das DRC em adultos.
• 70% dos pacientes em diálise descobrem a doença renal tardiamente
• Estima-se que há cerca de 1,2 milhão a 1,5 milhão de brasileiros com doença renal crônica

O quê: Dia Mundial do Rim com serviços gratuitos de saúde
Quando: quinta-feira, 12 de março
Horário: 9 horas
Onde: Área externa do Hospital Alberto Rassi - HGG


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700