Goiânia, 18 de agosto de 2017    




Notícias

(07/04/2015) HGG realizará atividades em alusão ao Dia Mundial do Parkinson

Nesta quarta-feira, 8 de abril, a partir das 14 horas, serão realizadas várias atividades como pinturas e palestras, para os portadores da doença, familiares e a população em geral

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1% da população com mais de 65 anos são portadores do Mal de Parkinson. No mundo todo, mais de quatro milhões de pessoas são afetadas e no Brasil estima-se que cerca de 200 mil pessoas com mais de 60 anos sejam portadoras da doença que foi descrita pela primeira vez na Inglaterra, pelo médico James Parkinson.

O dia 11 de abril é lembrado como o Dia Mundial do Parkinson. Antecipando a data, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove nesta quarta-feira, 8 de abril, uma tarde de atividades para os portadores da doença, para os seus familiares e também para a população. O evento será realizado no estacionamento da unidade e será aberto ao público. A partir das 14 horas, o neurologista William Luciano irá ministrar palestra sobre o assunto e estará disponível para tirar dúvidas em relação à doença e ao tratamento.

O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, causada pela deterioração progressiva das células nervosas da parte do cérebro que controla o movimento muscular. Sinais como o tremor, principalmente nas mãos, é o que costuma levar a pessoa a buscar ajuda médica. Geralmente o tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar. No HGG, além do médico neurologista, também estarão presentes no evento as equipes de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

A psicologia vai abordar a importância de trabalhar os episódios depressivos. O psicólogo Dimilson Vasconcelos irá orientar os familiares sobre o papel deles para o tratamento do parkinsoniano. A palestra mostrará a importância das atividades alternativas como terapias, exercícios, socialização, artesanato e pintura. É importante que o paciente se sinta útil e ativo, porque assim ele é estimulado a reagir à doença.

A fonoaudióloga Mariela Vidal irá realizar exercícios para deglutição e fala, além da distribuição de panfletos. O fisioterapeuta Kemil Rocha irá coordenar uma série de atividades que serão realizadas com os pacientes como ginástica facial e exercícios de coordenação motora. E para finalizar a tarde, os pacientes participarão de uma oficina de pintura. A artista Helena Vasconcelos irá ministrar uma aula de pintura em tecido.


Programação do evento:
14 horas – Palestra com o médico Dr. Willian Luciano
14h30 – Palestra com o psicólogo Dimilson Vasconcelos
15 horas – Exercícios com a fonoaudióloga Mariela Vidal para a deglutição e fala
15h15 – Ginástica facial e exercícios de coordenação motora com o fisioterapeuta Kemil Rocha
15h45 – Pintura em tecido com a artista plástica Helena Vasconcelos


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700