Goiânia, 22 de setembro de 2017    




Notícias

(15/04/2015) HGG forma equipe de Brigada de Incêndio 2015

Colaboradores celetistas de todas as áreas do hospital participaram do curso que formou 243 brigadistas.

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Alberto Rassi – HGG formou equipes capacitadas para a Brigada de Incêndio da unidade, que atende as exigências da acreditação hospitalar e preza pela segurança do público do hospital. Ao todo, 243 colaboradores celetistas receberam o curso de uma empresa terceirizada contratada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtec), organização social gestora do HGG.

As aulas teóricas foram ministradas do Auditório do HGG e as aulas práticas no quartel do Corpo de Bombeiros. As equipes receberam treinamento para, caso necessário, consigam isolar áreas, retirar pacientes, reforçar a sinalização, evitar pânico e entrar em contato com os diversos órgãos que compõem o plano de contingência.

A presidente da equipe de Brigada, Fabrícia Cândida explica que além de atender às exigências da Organização Nacional de Acreditação (ONA), é necessário ter no hospital equipes capacitadas para alguma situação inesperada. “A Brigada existe para ajudar na evacuação do prédio em uma situação de emergência, como um foco de incêndio grande. A atuação dela se torna importante devido ao tamanho e complexidade do hospital. A evacuação do prédio em uma situação de risco tem de ser imediata, e realizada com segurança, principalmente levando em consideração o público do hospital, que inclui colaboradores e pacientes debilitados. Os brigadistas precisam conhecer a logística para escapar de um foco de incêndio, as rotas de fuga e a forma de orientar o restante do público”, disse.

Enfermeira da Clínica Médica, Renata Lima de Sousa disse que é muito importante esse curso para os colaboradores do hospital. “É a primeira vez que participo e estou gostando bastante. Além de nós termos a oportunidade de reciclar os conhecimentos, aprendemos muitas coisas novas, que podemos colocar em prática imediatamente”, disse.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, a Brigada de Incêndio do HGG realizará em breve um novo Simulado de Evacuação do Edifício, que será realizado em uma área assistencial, ou seja, com a participação de pacientes internados. O planejamento do simulado contará com a participação do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Instituto Médico Legal (IML), Polícia Civil, Polícia Militar e SAMU.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700