Goiânia, 24 de julho de 2017    




Notícias

(22/04/2015) Dia Mundial da Voz é lembrado com atividades especiais no Idtech

Comemoração, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 16, envolveu colaboradores em atividades de conscientização e orientação para o uso adequado e cuidados que devem ser tomados com a voz

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promoveu nesta quinta-feira, dia 16, inúmeras atividades em comemoração ao Dia Mundial da Voz. Os colaboradores de todos os postos de trabalho da Organização receberam orientações e realizaram exercícios de aquecimento e relaxamento das cordas vocais, assistiram a uma palestra sobre cuidados que devem ser tomados para uma voz limpa e saudável, e ganharam, ainda, uma maçã.

Os membros da Cipa visitaram a Sede Administrativa do Idtech, a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, o Complexo Regulador, a Central de Informática, a Central de Processamento de Dados e o Ciams Novo Horizonte. Marília Jardim, presidente da Comissão, comemora o resultado da ação. Segundo ela, a receptividade dos colaboradores com as atividades foi muito boa, e o objetivo do evento foi cumprido. “As pessoas muitas vezes não veem a voz como parte do corpo, e não percebem que é uma questão de saúde cuidar dela também. Acredito que conseguimos conscientizar nossos colaboradores quanto a isso, e que todos passarão a se importar mais cor as cordas vocais.”

A coordenadora do Núcleo de Voz da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Tânia Ribas, juntamente com uma equipe de alunas do curso de fonoaudiologia da instituição de ensino, foi a responsável por ministrar as oficinas de exercícios vocais e orientações. De acordo com Tânia, o resultado da ação foi satisfatório, já que disseminou entre os colaboradores a cultura de se preocupar com os problemas vocais, além de ajudar as alunas que estão se formando a colocarem em prática o que aprenderem em sala. “Essas atividades são importantes porque conscientizam as pessoas sobre alguns problemas que parecem simples, mas que podem ser mais sérios do que acreditamos”, disse.

Maria Thais da Silva Reis, de 23 anos, é colaboradora da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta e aprovou as atividades promovidas pela Cipa do Idtech. A agente de atendimento foi bastante participativa durante as palestras e conseguiu sanar todas as dúvidas que tinha quanto aos pigarros e os alimentos que ajudam a manter as cordas vocais saudáveis. “Agora vou colocar em prática todas as dicas que recebi no meu dia-a-dia. Eu tenho muito pigarro, tanto quando falo como quando vou cantar em casa, e aprendi como me livrar disso.”

Genildo Salviano Soares, de 36 anos, que trabalha na Central de Processamento de Dados (CPD) participou da campanha este ano e aprovou a iniciativa do Idtech. Ele conta que a maioria das pessoas tem consciência do que é prejudicial para as cordas vocais, mas não colocam em prática as boas ações. “Achei a atividade interativa e produtiva. Receber essas orientações é importante porque reforça que devemos cuidar do nosso corpo”, comenta.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700