Goiânia, 22 de outubro de 2017    




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(22/04/2015) OAB elogia HGG e entrega relatório de inspeção

O serviço oferecido pelo HGG para os usuários do SUS foi bastante elogiado pela Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde da OAB-GO

A Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil seção Goiás (OAB-GO), esteve no Hospital Alberto Rassi – HGG nesta sexta-feira, 17 de abril para a entrega oficial do relatório da visita realizada na unidade hospitalar. A comissão é presidida por Ana Lúcia Amorim Boaventura, e entre abril e junho do ano passado realizou uma série de inspeções em unidades de saúde geridas por organizações sociais (OSs), para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários da rede pública. No HGG, a visita aconteceu a convite do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), OS gestora do hospital.

Segundo a presidente da comissão, o relatório descreve com detalhes a visita realizada no HGG. “Não é a nossa função fazer juízo de valor da gestão das organizações sociais. Nós defendemos a saúde e verificamos se o serviço nos hospitais está sendo realizado de maneira eficiente para os goianos. O que percebemos durante a inspeção é que o Idtech tem se esforçado para prestar um serviço de qualidade para os usuários do SUS”, disse.

O relatório retrata o questionamento da presidente da comissão sobre a “espera zerada”, onde a presidente da Comissão perguntou para o diretor técnico do hospital Rafael Nakamura, sobre qual é a maior fila; e obteve resposta de que o HGG atende a uma demanda reprimida e realiza atendimentos pelo SUS, que somente são ofertados pela unidade hospitalar, como é o caso da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia.

Outro ponto bastante elogiado foi a estrutura do Centro de Terapia Intensiva (CTI), que se adequa a todas as normas sanitárias, inclusive as de segurança do paciente, possuindo também manta eletrostática para evitar infecções. Além disso, o atendimento no CTI é realizado por um único médico no período da manhã e da noite para acompanhar a rotina dos pacientes. Os familiares durante as visitas são sempre recebidos pelos mesmos profissionais, fato que gera um vínculo e melhora na relação pacientes-familiares-médicos.

A presidente da comissão disse que ficou contente com os resultados do HGG. “Nós visitamos todo o hospital e ficamos felizes com a prestação de serviço oferecida. Após a visita, a Comissão se reuniu e fez o relatório, e a única ressalva que fizemos à época era a falta do alvará do Corpo de Bombeiros e hoje esse documento nos foi apresentado. Não estamos aqui para discutir a gestão por OS, o que nós queremos é verificar se a prestação de serviço de saúde está sendo oferecida com qualidade para a sociedade goiana”, disse.

O assessor jurídico do Idtech, Juscimar Pinto Ribeiro disse que o sentimento é de dever cumprido. “Desde que o Idtech assumiu a gestão do HGG, nós implementamos um projeto chamado Programas de Visitas Institucionais, para mostrar o trabalho que tem sido feito, e a aplicação dos recursos públicos. Esse relatório apresentado pela OAB, mostra que esse trabalho está sendo alcançado na medida em que a qualidade do serviço apresentado ao cidadão está sendo realizado a contento”.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, disse que apesar da demora da entrega do relatório, o HGG está de parabéns. “Esse documento é importante para que a sociedade saiba o que está sendo feito no hospital. No dia da visita, algumas áreas do hospital estavam em reforma, e agora estão sendo oferecidos os serviços em plenitude para a população”, afirmou.


Fonte: IDTECH






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