Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(22/04/2015) Fonoaudiólogas do HGG orientam colaboradores e pacientes no Dia Mundial da Voz

Ação aconteceu na última quinta-feira, 16 de abril. Durante a manhã, foram distribuídas maçãs para os colaboradores e à tarde os pacientes receberam panfletos com orientações

“Uma linda voz para você”, era a frase proferida pela equipe de fonoaudiologia do Hospital Alberto Rassi – HGG, em comemoração ao Dia Mundial da Voz, que aconteceu na quinta-feira, 16 de abril. A ação foi realizada em frente ao refeitório da unidade e distribuiu maçãs para os colaboradores que chegavam para tomar café da manhã. O objetivo foi conscientizar as pessoas da importância dos cuidados com a voz.

A técnica de enfermagem Norma Cardoso está rouca há mais de uma semana, e recebeu orientações da fonoaudióloga Mariela Vidal. “Se a rouquidão permanecer por mais de 15 dias é bom consultar um especialista. É importante hidratar bastante, beber água pausadamente durante todo o dia. A maçã também possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da boca e da faringe e melhora a ressonância da voz”, disse. A técnica de enfermagem agradeceu. “Achei muito legal. Não sabia dos benefícios da maçã”, disse. A psicóloga Telma Noleto também aprovou a iniciativa. “Sou professora e bebo muita água. Gostei de saber que a maçã também ajuda no tratamento da voz”, afirmou.

A tarde, a equipe de fonoaudiologia distribuiu panfletos com orientações para os pacientes da unidade. No Ambulatório de Medicina Avançada, a fonoaudióloga Vanessa Américo tirou dúvidas dos pacientes. A aposentada Maria de Lourdes de Souza fez algumas perguntas sobre pigarro. “Eu sou rouca há vários anos. Além disso, tenho um pigarro que não melhora com remédio nenhum”. A fonoaudióloga perguntou se ela tinha refluxo, e a resposta foi positiva. “Então é importante ir ao médico para tratar, porque o refluxo pode piorar e acarretar um problema mais sério”, disse.

Mariela Vidal disse que atitudes pequenas podem melhorar o desempenho da voz. “É importante falar sem fazer força e abrir bem a boca para articular as palavras. Beber água regularmente e evitar pigarrear, também é importante. A maçã limpa as cordas vocais, mas não é remédio. Se ocorrer um problema mais sério, é necessário procurar um especialista”, finalizou


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700