Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(29/04/2015) Mostra em hospital reúne mestres da arte de Goiás

Exposição vai reunir quatro artistas consagrados. Alexandre Liah, Amaury Menezes, Sáida Cunha e Tai Hsuan-Na levarão a diversidade temática e de técnicas para os corredores do Hospital Alberto Rassi – HGG. Vernissage acontece nessa quarta-feira, dia 6 de maio

O Hospital Alberto Rassi – HGG abre nesta quarta-feira, dia 6 de maio, a sexta temporada de exposições do projeto “Arte no HGG”. Com diversidade de estilos e inspirações, quatro grandes nomes da arte goiana uniram seus talentos para a mostra “Mestres da Arte”. Alexandre Liah, Amaury Menezes, Sáida Cunha e Tai Hsuan-An levam temáticas variadas, entre a fauna e flora brasileira e o cenário de grandes centros urbanos. O vernissage acontece às 19 horas no Ambulatório de Medicina Avançada – AMA.

Sáida, Amaury e Liah foram consagrados na história da arte brasileira pelo dinamismo das suas obras. Enquanto o artista Tai nasceu na China, mas tem Goiânia como seu berço artístico, adere ao estilo hiper-realista, mesclando o orientalismo com temas tipicamente brasileiros. Com esta exposição, Amaury comemora também os seus 56 anos de carreira. “Estou honrado em dividir esse trabalho com grandes amigos. Esse projeto deve ter vida longa, porque levar arte para um hospital é uma forma de colocar cor em um ambiente que é naturalmente frio e hostil”, disse.

Autodidata nas artes plásticas, Alexandre Liah exerce há quase 15 anos a atividade de professor de desenho e pintura e, atualmente, coordena a Escola de Artes Visuais do Estado de Goiás. O artista já é parceiro de arte do hospital desde o mês de julho do ano passado, quando iniciou o projeto de oficinas de arte para pacientes da unidade. “O HGG já se consolidou como um espaço alternativo para artes, percebo que o público tem apoiado e gostado dessa iniciativa. Como já conheço os pacientes da unidade, já sei o quanto a arte é prazerosa para eles e tira o foco da doença.”

Para Sáida “Mestres da Arte” é também um recomeço. A artista não produzia nenhuma obra há mais de dez anos e para a exposição teve de retornar ao trabalho. Ela, que é diplomada em Pintura, com licenciatura em Professorado de Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás, foi uma assídua frequentadora do ateliê dos seus grandes amigos e mestres Frei Confaloni e DJ Oliveira. “Eu aprovo essas iniciativas de causas sociais e de humanização do HGG. Tanto o Arte como o Sarau são projetos maravilhosos e que merecem vida longa. É uma questão de respeito com o usuário do SUS”, comenta.

Esta também será a primeira exposição de Tai em um hospital. O artista é famoso por suas pinturas de aves, sendo convidado para representar aves brasileiras em livros de zoologia. Ele comenta que o HGG é um hospital de nome em Goiás e por este motivo acredita na boa divulgação que a exposição terá, além de contribuir significativamente para a humanização do tratamento dos pacientes internados ou que aguardam pelas consultas no Ambulatório. “Qualquer evento que envolva cultura é muito importante, e quando isso acontece em um hospital é mais importante ainda. Será a minha primeira experiência assim, e só tenho boas expectativas.”

Serviço
O que: Vernissage da mostra “Mestres das Artes”
Quando: 06 de maio (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Onde: Hospital Alberto Rassi – HGG (Avenida Anhanguera, número 6.479, Setor Oeste)


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700