Goiânia, 25 de junho de 2017    




Notícias

(05/05/2015) “Enfermagem em defesa do SUS”, é o tema da 16ª Semana de Enfermagem do HGG

Evento começa no Dia do Enfermeiro, 12 de maio, e contará programação científica diversificada, entre palestras e exposições de trabalho realizado pelas equipes

O Hospital Alberto Rassi – HGG prepara uma ampla programação científica para a Semana de Enfermagem 2015. Com o tema "Enfermagem em defesa do SUS", a solenidade de abertura do evento acontece no dia 12 de maio, data que é celebrada o Dia da Enfermagem, ou Dia do Enfermeiro.

Na 16ª edição da Semana de Enfermagem, os profissionais que se destacaram no ano de 2014 serão homenageados. “A votação aconteceu em abril, entre os próprios colegas e será divulgada na abertura do evento. Ao todo, são 22 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem”, afirmou a diretora de enfermagem do HGG, Natalie Alves.

Para este ano, o tema escolhido foi “Enfermagem em defesa do SUS”. Natalie explica que o intuito do evento é mostrar para a população e para a equipe multidisciplinar do hospital, tudo o que foi implantado no HGG. “O processo para alcançarmos a acreditação hospitalar exigiu bastante de toda a equipe, e tudo que fizemos foi em defesa do SUS, desde a melhoria assistencial, atendimento humanizado, até os protocolos que passamos a seguir visando a segurança do paciente”, afirmou.

Uma exposição com 14 painéis será montada em frente ao refeitório da unidade. “Nos outros anos, fizemos a exposição de trabalhos científicos. Para esse ano, optamos por mostrar o que foi implementado. Com os painéis queremos mostrar o que está funcionando no hospital, com mais fotos e menos texto. Para que as pessoas que passem por ali, se interessem e vejam o trabalho realizado. E tudo isso foi possível, graças ao envolvimento de todas as equipes”, afirmou.

No dia da abertura, a enfermeira Ludmila Cristina Souza Silva, que é professora, especialista em Terapia Intensiva, mestre em enfermagem e doutoranda em Ciências da Saúde (UFG), ficará responsável pela palestra “Exposição Ocupacional de Micro-Organismos com Foco na Saúde do Trabalhador”.

No dia 13 de maio, a partir das 8 horas, a enfermeira Karla Alessandra Kronit irá abordar “O Papel do Enfermeiro na Auditoria em Saúde”. Ela é especialista em Terapia Intensiva e Auditoria em Saúde. Além disso, é professora de pós-graduação do CEEN, enfermeira auditora na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Affego Saúde. No HGG, ela é enfermeira da Clínica Cirúrgica.

A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional será tema da palestra do psicólogo do HGG, Dimilson Vasconcelos Bezerra. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Dimilson é psicólogo clinico e hospitalar, especialista em Psicologia Hospitalar e formação clinica em terapia de vidas passadas. Logo após, o educador físico e fisioterapeuta especialista em LER/DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho), Maurício Antônio de Farias irá falar sobre a importância da prática de atividades físicas e correção postural.

No penúltimo dia, 14 de maio, Maria Aparecida Silva, psicóloga organizacional, especialista em consultoria e coordenação de grupos e professora do curso de graduação e pós-graduação na Faculdade Alfa, abordará a “Valorização do Profissional de Saúde”.

O último dia ficou reservado para falar da importância da alimentação saudável. No dia 15 de maio, às 9 horas, a nutricionista Valéria Souza, especialista em Administração Hospitalar e Saúde Pública pela Clínica São Camilo e especialista em dietoterapia pela UNAERG, alertará o público com a palestra “Alimentação Saudável x Obesidade: Práticas Saudáveis”. Encerrando as atividades, a enfermeira especializada em estomoterapia Cecília Viana abordará o tema “Úlceras por Pressão: Prática baseada em evidências”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700