Goiânia, 20 de agosto de 2017    




Notícias

(13/05/2015) Pacientes homenageiam profissionais na abertura da 16ª Semana de Enfermagem do HGG

Solenidade de abertura aconteceu na manhã desta terça-feira, 12 de maio. Pacientes leram cartas e fizeram discursos emocionados para seus cuidadores

A manhã desta terça-feira, 12 de maio, foi especial para os pacientes, acompanhantes e equipe de enfermagem do Hospital Alberto Rassi – HGG. No Dia do Enfermeiro, as homenagens foram para eles: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Na solenidade de abertura da 16ª Semana de Enfermagem do HGG, àqueles que são acolhidos diariamente roubaram a cena e mostraram a importância destes profissionais no processo de cura e exaltaram o tratamento humanizado oferecido na unidade.

O professor de teatro Fábio Alves está no HGG acompanhando o avô que sofreu derrame cerebral e foi convidado para falar sobre a equipe de enfermagem. Fábio contou sua história de vida e falou que os seus familiares ficaram doentes todos de uma vez só e que ele era a única força da família. “Quando o meu avô veio aqui para o HGG e nós conhecemos o trabalho que é realizado, ficamos muito felizes. Estou encantando com esse hospital e as atividades que são realizadas aqui. Quis contribuir um pouco para o dia deles (enfermeiros), e fiz a apresentação de stand-up comedy para descontrair. Espero que tenham gostado”, disse. Ele fez uma apresentação imitando um motoboy e contou de forma descontraída como é o dia deles.

Além da apresentação de Fábio, outros pacientes também deixaram as suas homenagens. O taxista Daniel Lopes que foi internado no hospital após sofrer um derrame cerebral fez questão de agradecer. Ele escreveu uma carta que foi entregue à diretora de enfermagem, Natalie Alves, e chamou os enfermeiros de “Anjos do HGG”. “Gostaria de homenagear a todos. Já fiz cinco cirurgias devido a acidente com moto e estive internado em vários hospitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Não existe em nenhum lugar do mundo, uma instituição como o HGG. Eu quero ressaltar uma coisa que eu tenho visto aqui que cura muito mais do que remédio, que é a alegria desse hospital, e as atrações de quinta-feira (referindo-se ao Sarau do HGG). A gente passa a semana esperando pela quinta-feira”.

Natalie Alves ressaltou que no dia 12 de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro, e dia 20 de maio é o dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. Além disso, abordou o lema de Florence Nightingale, pioneira da profissão. “O primeiríssimo requisito de um hospital é o principio de que ele não deve causar danos, e em concordância com isso, a enfermagem do HGG deixou de ser apenas a profissão de gente que cuida de gente, com toda essa abnegação de tentar modificar as condições da saúde e vida dos indivíduos, mas passou a aliar também a ciência a esse cuidado. Dessa forma, tudo que foi implantado a nível de segurança do paciente e que a cada minuto do dia, nas 24 horas, é seguido por vocês, estamos falando em Defesa da assistência com qualidade, estamos falando de um cuidado seguro e principalmente, devido ao usuário que exclusivamente atendemos, estamos falando em defesa do SUS”.

Destaques
Foi realizada uma votação entre os próprios profissionais de enfermagem que elegeram 22 profissionais destaque. São eles: Lorena Flores (enfermeira), Fernanda Ferreira (técnica de enfermagem), Mônica de Sousa Silva (enfermeira), Edileide da Rocha Pinto (técnica de enfermagem), Maria Luiza Pinto da Cruz (auxiliar de enfermagem), Luciana da Silva Oliveira (enfermeira), Lucimar Luzia Gonçalves (técnica de enfermagem), Valdivina Serafim Borges (auxiliar de enfermagem), Ana Cristina Santos Sena (enfermeira), Jean Carlos Garcia (técnico de enfermagem), Cristina Pereira da Silva (enfermeira), Gerocina Borges (técnica de enfermagem), Norival Custódio (auxiliar de enfermagem), Carlúcio Lopes Rodrigues (enfermeiro), Joelson Ferreira de Siqueira (técnico de enfermagem), Nery de Souza Ramos Borges (auxiliar de enfermagem), Juliana Carvalho Duarte (enfermeira), Sônia Fernandes Vicente (técnico de enfermagem), Roselena Teixeira Sardinha (auxiliar de enfermagem), Maria de Lourdes Rosa (enfermeira), Norma Alves Ferreira (técnico de enfermagem) e Samira Lúcia Lopes (auxiliar de enfermagem).

Além da equipe de enfermagem, diretoria do HGG e coordenação do Idtech, também estavam presentes a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem, Ronilda Cavalcanti e Silva, a presidente do Conselho Local de Saúde, Stefânia Nolasco, a representante da Superitendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), Raquel Carolina de Almeida Velasco.

A 16ª Semana de Enfermagem acontece até sexta-feira, 15 de maio. Os quadros produzidos pelos pacientes na Oficina de Arte do hospital serão entregues para os profissionais. Para os participantes das palestras, serão distribuídos brindes oferecidos pelos parceiros do evento. Entres os prêmios que serão sorteados pares de brincos da design Jô Almeida, um Sunday Brunch do Castro’s Park Hotel, um jantar mexicano no Restaurante Los Compadres, um almoço executivo para duas pessoas no Restaurante Árabe, dois quadros da artista plástica Helena Vasconcelos e DVDs do artista Marcos Bazzar, intérprete de Ada Furadan.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700