Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(18/05/2015) Campanha no HGG alerta para descarte incorreto de materiais no enxoval

Somente na última quinzena foram encontrados mais de dez itens nas roupas do Hospital. Alerta serve para a prevenção de acidentes de trabalho

O Hospital Alberto Rassi – HGG iniciou uma campanha na unidade que visa conscientizar os colaboradores dos riscos do descarte incorreto de materiais no enxoval. Segundo a gerente de Hotelaria, Karollyne Nogueira, o descarte incorreto, principalmente de materiais perfurocortantes, ocasiona acidentes com os profissionais da lavanderia, que manuseiam esse material diariamente. “Já encontramos vários objetos entre as roupas sujas como agulhas, seringas, celulares, alianças, lâminas, bacias, fraldas sujas, vidros com secreção, entre outros”.

Com o descarte de objetos no enxoval, aumenta o risco de acidentes com objetos perfurocortantes e também contaminação, já que o material descartado foi utilizado e está infectado. “Isso acontece quando o profissional da lavanderia vai separar a roupa que desce do Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Hemodiálise ou Centro de Terapia Intensiva (CTI). Mesmo com a luva, ele pode se acidentar, pode cortar o dedo, ou até mesmo o fato de se arranhar com algum material pérfuro, já se contamina”, afirmou.

Segundo a gerente, os colaboradores que atuam na lavanderia seguem as orientações que estão no Manual Processamento de Roupas de Serviços de Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e RDC 06, que orienta que sejam tomadas medidas de precauções, como manusear cuidadosamente as roupas sujas que descem nos hampers com luvas e máscaras, e caso encontrem algum material perfurocortante, deve ser acondicionado em caixa rígida transparente, identificado e devolvido ao setor de origem (conforme identificação do saco hamper). Mas mesmo com esse cuidado, ainda ocorrem acidentes.

“É muito importante a conscientização dos profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem. É preciso que fiquem mais atentos quanto ao descarte correto dos objetos que eles utilizam. Por exemplo, após o uso, as pinças precisam ser encaminhadas para a Central de Materiais Esterilizados, os objetos perfurocortantes devem ser descartados em uma caixa própria exclusiva para este fim (Descarpack), e os hampers de roupa suja, devem conter apenas roupa suja”, disse a gerente.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700