Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(19/05/2015) Idosos do Jardim do Cerrado visitam 70ª Exposição Agropecuária de Goiás

Eles foram levados pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Visita aconteceu nesta quarta-feira, dia 12 de maio

Um grupo formado por 40 idosos moradores do Residencial Jardim do Cerrado visitou nesta terça-feira, dia 12 de maio, a 70° Edição da Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Eles foram levados pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), em parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). O Instituto já realiza um trabalho de inclusão social com os idosos semanalmente, às terças-feiras, levando atividades de lazer e entretenimento para os moradores do empreendimento mobiliários.

O grupo foi conduzido pelo palhaço Macarrão e visitou os principais pontos da festa, como a exposição de animais, a Feira do Cerrado, stands de artesanato, o Museu e a sede da SGPA, onde foram recebidos com um lanche. De acordo com a Diretora Social da Sociedade, Cláudia Passos, explica que este já é o oitavo ano que a entidade abre as portas para visitação de escolas e grupos de idosos à exposição. “Às vezes o idoso fica largado pela família, e com esse projeto queremos fazer com que eles se sintam valorizados. Eu não tive a oportunidade de cuidar dos meus pais, e agora o que eu puder fazer pelos idosos eu quero fazer”, se emociona.

A aposentada Matilde Carvelli, de 68 anos, nunca havia visitado uma festa de exposição agropecuária antes e se encantou com os animais e artesanatos. Ela conta que não iria ao passei porque estava sentindo fortes dores na coluna, mas por aconselhamento da filha tomou um analgésico e decidiu participar da atividade. “Eu não me arrependo de ter vindo, não estou nem sentindo dor mais. Eu amei essa visita, a recepção que tivemos aqui foi maravilhosa. Vi a plantação de alimentos orgânicos e achei superinteressante também.”

Joaquim Elídio Borges, de 65 anos, foi criado em território rural e durante a visita ao museu ele pôde matar a saudade com o engenho de cana-de-açúcar, monjolo e música caipira. Apesar de ter vivido em fazenda, desde que se mudou para a capital o aposentado nunca havia visitado uma exposição agropecuária antes. “Eu gosto muito dessas coisas mais antigas, e por isso amei a visita ao museu. É importantíssimo esse projeto que o Idtech faz com a gente, muitas vezes não temos condições de fazer esses passeios assim, e isso ajuda muito”, completou.

Há quase dois anos o Idtech promove atividades para o grupo de idosos que vivem no Jardim do Cerrado. O projeto desenvolve semanalmente ações específicas para os moradores, como bingo, sessões de filmes, jogos, palestras, entre outras atividades de entretenimento.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700