Goiânia, 27 de junho de 2017    




Notícias

(29/05/2015) HGG realizará cirurgias eletivas aos sábados

Iniciativa tem como objetivo incrementar a produção cirúrgica e agilizar procedimentos de média complexidade. Neste dia 30 de maio, 10 pacientes da Cirurgia Geral serão contemplados

O Hospital Alberto Rassi – HGG, para maior aproveitamento da capacidade instalada do seu Centro Cirúrgico, realizará cirurgias eletivas aos sábados. A iniciativa deve incrementar em até 30% o número de procedimentos cirúrgicos. Somente neste sábado, dia 30 de maio, dez pacientes da especialidade Cirurgia Geral serão contemplados com procedimentos de colecistectomia e hernioplastia.

A estratégia da utilização do Centro Cirúrgico aos sábados consiste na ocupação por uma especialidade definida, o que garante mais agilidade e produtividade das equipes médicas. “No caso da Cirurgia Geral, por exemplo, o número de procedimentos que serão realizados no sábado é praticamente o mesmo em uma semana”, explica o diretor técnico Rafael Nakamura. Participarão deste primeiro sábado uma equipe de 10 médicos, entre preceptores e residentes.

Até o final deste ano, também estão previstas ações concentradas aos sábados nas especialidades Cirurgia Vascular, Gastroenterologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Urologia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Além do envolvimento das equipes médicas e multiprofissionais, também foi realizado junto à Central Humanizada de Internação uma busca ativa dos pacientes para o pré-operatório.

Os pacientes serão internados na sexta-feira, dia 29, e, devido ao tipo de procedimento realizado, poderão ter alta ainda no domingo. “O interessante desta ação concentrada é que não atrapalhará a ocupação dos leitos, mantendo assim o cronograma de cirurgias realizadas durante a semana”, ressalta o diretor.

Proface
Em paralelo à ação concentrada no Centro Cirúrgico, o Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface) atenderá neste sábado mais oito pacientes para consultas pós-operatórias e pequenos procedimentos. De acordo com o coordenador do Proface, Fernando Almas, são todos pacientes já operados e que precisam de tratamento odontológico posterior, para a adequação da cavidade bucal.

Produção
Sob gestão da Organização Social Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Hospital Alberto Rassi – HGG também ampliou a capacidade do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), incluindo o turno noturno no horário de atendimento. “O Centro Cirúrgico era apenas utilizado para cirurgias de intercorrência em pacientes já internados. Com o apoio dos médicos, foi possível conseguir mais este benefício para os usuários”, explica o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero.

Ensino
A iniciativa faz parte de um programa para expandir o acesso à cirurgia eletiva com enfoque no Ensino e Pesquisa. Com a atuação de 87 médicos residentes no HGG, proporcionará mais oportunidade para o treinamento prático sob a supervisão da equipe de preceptores. Na semana de cada especialidade haverá uma conferência para a discussão dos casos atendidos, que poderão se transformar em trabalhos científicos.

O QUÊ: Centro cirúrgico funcionará aos sábados para cirurgias eletivas
QUANDO: Amanhã, 30/05/2015 – 8h30
ONDE: Hospital Alberto Rassi - HGG
QUEM: Diretor técnico Rafael Nakamura e cirurgião geral Heber Cardoso


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700